Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Dependência química é um transtorno mental?

Dependência química é um transtorno mental?

Dependência química é um transtorno mental?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a dependência química não é um transtorno mental ligado à loucura e não está ligada a nenhuma área do cérebro, inicialmente. No entanto, é considerada uma doença que pode comprometer todas as áreas do corpo e levar o dependente ao tratamento em uma clínica de recuperação.

Apesar de não ser um transtorno mental comum, a OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica a dependência de substâncias químicas como uma doença crônica que gera, cada vez mais, efeitos negativos para o corpo. A dependência aguda, por sua vez, impacta diretamente a mente do indivíduo que passa a viver em função da substância.

O dependente químico não deve ser associado a quem sofre com problemas psicóticos. A mente do usuário é afetada e, em alguns casos, ele pode perder o controle sobre suas ações. Mas, diferentemente dos transtornos mentais que estamos acostumados a presenciar, o uso de drogas pode ser tratado em uma clínica de recuperação.

O que de fato é a dependência química?

A dependência química é definida como uma doença crônica progressiva em estágio avançado do uso de entorpecentes.

Ao longo do tempo, com o consumo constante de drogas pesadas, o organismo do usuário passa a querer sempre mais. Com isso, a ingestão e o consumo dessas substâncias é cada vez maior, fazendo com que o corpo fique dependente das drogas para viver.

A dependência química é tão grave que, nos casos de abstinência, o sistema nervoso do usuário de drogas fica muito debilitado, podendo sofrer até mesmo paradas cardíacas.

Por isso, o tratamento nas clínicas de recuperação masculina e feminina é o recomendado. Nesses locais, profissionais especializados e tratamentos específicos acompanham a dependência de cada paciente, priorizando a saúde do usuário.

Sintomas da dependência

O estágio de dependência química pode evoluir muito rápido ou muito devagar. Isso varia de pessoa para pessoa. Porém, é importante ficar atento aos sinais para que o tratamento em uma clínica de recuperação em Goiânia comece o mais rápido possível.

Diferente dos problemas de sanidade, a dependência é um transtorno que provoca alterações de comportamento e mudanças de humor repentinas.

Notar a compulsão pelas drogas é muito mais fácil quando a dependência já está estabelecida. No entanto, alguns desses sinais, no início do problema, já podem caracterizar a dependência. São eles:

  1. Abandono de atividades comuns;

  2. Falta de concentração e manias que antes não existiam;

  3. Comportamento agressivo durante o dia.

Se você convive com um usuário de drogas e perceber estes sinais, já é hora de procurar tratamento. A dependência é uma doença que afeta a mente, o corpo e o convívio social, mas que tem solução nas clínicas de reabilitação.

Tratamento contra drogas: clínicas de recuperação

Procurar por tratamento nas clínicas de reabilitação feminina nos estágios iniciais da doença é a melhor alternativa. Porém, se o problema só foi identificado em um grau muito avançado, ainda existe solução.

A dependência química é uma doença que tem cura. E existem várias clínicas de recuperação para dependentes químicos prontos para ajudar no enfrentamento deste problema.

 

 

 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet