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Índice Fipe e Alelo

Consumidores de MT gastam 30,2% menos em restaurantes em ano pandêmico

Da Redação - Isabela Mercuri

15 Mar 2021 - 15:21

Foto: Reprodução

Consumidores de MT gastam 30,2% menos em restaurantes em ano pandêmico
Em janeiro de 2021 o valor gasto pelos consumidores de Mato Grosso  em restaurantes foi 30,2% menor do que o mesmo período em 2019. Os números são apontados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Alelo. Em todo o Brasil, a queda foi de 27,2%. Em contrapartida, os supermercados, depois de observarem uma baixa no valor gasto nos últimos quatro meses, apresentaram um cenário estável nesse mês (1%).

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Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostram ainda que houve uma redução no volume de transações, que registraram baixa de 35,8%.  Além disso, o número de estabelecimentos que realizaram operações foi 13,1% inferior. Em relação ao gasto em restaurantes, as regiões mais impactadas em janeiro foram a Norte (-33,9%) e a Sudeste (-28,1%), e as menos afetadas foram as regiões Sul (-22,7%) e Nordeste (-22,7%).
 
Em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de janeiro, quando comparados ao mesmo período de 2019, indicam que o segmento teve um aumento de 1% no valor gasto, ao passo que o volume de transações foi -11,6% inferior. Adicionalmente, o número de estabelecimentos que efetivaram transações encerrou o mês 0,2% abaixo do patamar registrado em janeiro de 2019.
 
Vale destacar que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apontam a evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up). Ambos são calculados com base nas operações realizadas a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional.
 
De acordo com a assessoria de imprensa, a escolha do ano de 2019 para o cálculo dos impactos do consumo se dá pelo fato de que esse ano foi a última referência completa de um período dentro da normalidade da atividade econômica, que ocorreu antes da pandemia.
Todos os índices foram elaborados e depurados com base em critérios estatísticos para garantir a focalização, a consistência e a interpretação dos resultados ao longo do tempo. A amostra de dados foi de todo o território nacional, entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de janeiro de 2020. Para evitar oscilações nos índices decorrentes de eventuais entradas ou saídas de empregadores de grande porte na base de dados, observações associadas a empresas que se enquadram nesses critérios foram desconsideradas nos cálculos.
 
Foram adotados os seguintes procedimentos para mitigar a influência de fatores sazonais: (i) cálculo de média móvel de 7 dias (dados do dia observado e dos 6 dias anteriores a ele), eliminando assim os efeitos dos dias úteis e finais de semana sobre as séries; (ii) identificação e filtragem de fatores sazonais relacionados ao comportamento das séries em dias específicos dentro de cada mês (1º dia, 5º dia, 10º dia...), por conta do calendário de recarga e distribuição temporal do uso dos benefícios nos estabelecimentos no período.
 
Todos os índices são apresentados com frequência diária para todo o período disponível da amostra, tendo por referência inicial (base 100) a média diária em janeiro de 2018. Os impactos calculados estão disponíveis para todos os dias, quinzenas e meses de 2020.
 
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. Entre seus objetivos está o apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Possui, hoje, destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.
 
Já a Alelo é uma bandeira especializada em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos, atuando nos segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. Com mais de quinze anos de história, é, desde 2013, líder no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), da Secretária do Trabalho no Ministério da Economia. A Alelo conta com a confiança de 100 mil empresas-clientes, 8 milhões de usuários e com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. Entre os produtos e serviços oferecidos, estão Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Multibenefícios, Alelo Mobilidade, Alelo Auto, Alelo Gestão de VT, Alelo Cultura e cartões pré-pagos Alelo Despesas, Alelo Pagamentos e Alelo Premiação e Veloe.

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