O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) descartou a existência de uma possível nova doença da soja nas lavouras do estado. Os pesquisadores investigavam o caso após produtores rurais, especialmente dos municípios de Sorriso (396 km de Cuiabá) e Ipiranga do Norte (466 km de Cuiabá), relatarem a abertura de vagens e apodrecimento de grãos na última safra.
Leia também:
Embrapa fará estudos de áreas úmidas para auxiliar implementação do Zoneamento em MT
A conclusão ocorre após fiscais engenheiros agrônomos do Instituto terem ido a campo este mês para verificar as informações e fazer análises. Nas amostras coletadas e analisadas no laboratório de sanidade vegetal do Instituto, não foram encontrados indícios de que a anomalia seja ocasionada por organismos vivos.
Os microrganismo encontrados nas plantações tratam-se, na verdade, de patógenos endêmicos, ou seja, doenças comuns no cultivo das lavouras de soja em Mato Grosso. Segundo o Indea MT, os fungos detectados nas sementes e grãos das vagens são: Colletotrichum truncatum, Phomopsis sojae e Fusarium.
Apesar de concluir que não se trata de uma nova doença da soja, o instituto diz que deve continuar acompanhando o trabalho das análises realizadas pelas entidades de pesquisa, bem como o monitoramento das áreas de ocorrência.