Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

ESTUDO DO INDEA

Análises descartam o surgimento de nova doença da soja em lavouras de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Análises descartam o surgimento de nova doença da soja em lavouras de Mato Grosso
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) descartou a existência de uma possível nova doença da soja nas lavouras do estado. Os pesquisadores investigavam o caso após produtores rurais, especialmente dos municípios de Sorriso (396 km de Cuiabá) e Ipiranga do Norte (466 km de Cuiabá), relatarem a abertura de vagens e apodrecimento de grãos na última safra.

Leia também:
Embrapa fará estudos de áreas úmidas para auxiliar implementação do Zoneamento em MT

A conclusão ocorre após fiscais engenheiros agrônomos do Instituto terem ido a campo este mês para verificar as informações e fazer análises. Nas amostras coletadas e analisadas no laboratório de sanidade vegetal do Instituto, não foram encontrados indícios de que a anomalia seja ocasionada por organismos vivos.   

Os microrganismo encontrados nas plantações tratam-se, na verdade, de patógenos endêmicos, ou seja, doenças comuns no cultivo das lavouras de soja em Mato Grosso. Segundo o Indea MT, os fungos detectados nas sementes e grãos das vagens são: Colletotrichum truncatum, Phomopsis sojae e Fusarium.

Apesar de concluir que não se trata de uma nova doença da soja, o instituto diz que deve continuar acompanhando o trabalho das análises realizadas pelas entidades de pesquisa, bem como o monitoramento das áreas de ocorrência.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet