Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Conheça os principais tipos de papel ecológico

Foto: Reprodução

Conheça os principais tipos de papel ecológico
Conheça os principais tipos de papel ecológico

O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de papel no mundo. No entanto, a prática de usar papel sulfite vem sendo contestada. A aposta é trocar o papel comum pelo papel ecológico.

Um pacote de folha sulfite é produzido a partir do corte de eucalipto e gasta, em média, 10 litros de água na produção de apenas uma folha. Para ajudar o meio ambiente, as distribuidoras de papéis tiveram que investir em tecnologia e inovação.

Atualmente, o mercado tem uma grande variedade de papel sustentável. A seguir, você vai conhecer os principais tipos de papel ecológico para começar a praticar a sustentabilidade.


Papel de bagaço de cana

O papel de bagaço de cana é o preferido na hora de trocar o papel sulfite A4.

A cana-de-açúcar é abundante em solo brasileiro e se renova rapidamente. O papel de bagaço de cana-de-açúcar é produzido a partir dos resíduos de matéria prima dos canaviais e da indústria açucareira. Logo, tudo o que seria jogado fora vira papel sustentável.

O papel de bagaço de cana, diferentemente do que muitos pensam, consegue atingir a brancura do papel sulfite comum. É a melhor opção de papel ecológico porque reaproveita resíduos e contribui na economia de água em sua produção.

Papel sulfite para copiadoras: EarthPact

Produzido também a partir do bagaço da cana-de-açúcar, o papel EarthPact é o tipo ideal de papel sulfite para copiadoras. Se você procura por papel sulfite para impressoras, esse papel ecológico também é recomendado.

Ao contrário do papel de bagaço de cana simples, o EarthPact — também produzido da mesma maneira — não apresenta branqueadores em sua composição. Sem esses produtos químicos, a folha de papel apresenta sua cor característica; não tão branca quanto o papel sulfite A4.

O papel sulfite para copiadoras é uma das propostas mais sustentáveis disponíveis no mercado, uma vez que não despeja químicos nos oceanos. Você pode usar esse tipo de papel ecológico em qualquer momento.

Pacote de folha sulfite

Um pacote de folha sulfite também pode ser produzido ecologicamente e se tornar um papel sustentável. Procure por empresas e distribuidoras de papéis que se preocupem com o meio ambiente e queiram ajudar o meio ambiente.

Nos pacotes de papel você pode identificar selos sustentáveis que indicam a credibilidade da marca produtora em relação ao nosso ecossistema.

Mesmo que você não faça a troca imediata do papel sulfite comum pelo papel de bagaço de cana, o importante é começar a refletir no seu consumo de papel e praticar a sustentabilidade no dia a dia.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet