Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 15 de outubro de 2024

Notícias | Marketing com Vendas - Guilherme Camargo

MARKETING COM VENDAS

Brainstorm - Ideias produtivas podem mudar o rumo do seu negócio

Foto: Ilustração

Brainstorm - Ideias produtivas podem mudar o rumo do seu negócio
Ao contrário de grande parte dos termos estrangeiros, que são utilizados para substituir técnicas que já são utilizadas no Brasil, o brainstorming é uma eficiente, e poderosa, ferramenta de administração, transformando uma chuva de ideias em soluções criativas.


Leia mais:
Marketing oculto - Entenda mais sobre a técnica

O que é o brainstorming?

Antes de fazer uso destas soluções criativas, é importante saber, do que se trata a técnica de brainstorming. Basicamente, a dinâmica consiste em uma reunião de grupo onde as soluções para um problema são debatidas.

No entanto, mais do que uma simples reunião para criar uma definição ou solução, o brainstorming incentiva a criatividade, valorização, engajamento e motivação da equipe.

O objetivo central da dinâmica é estimular o conceito de “pensar fora da caixa”, para promover o surgimento de soluções criativas, seja para problemas mais velhos ou novos. Como consequência desta técnica, o ambiente estimula a colaboração e contribui para o clima organizacional.

Este estímulo ocorre porque, todos os colaboradores se sentem mais ativos, e como parte da empresa, já que fica em um nível igual ao de qualquer hierarquia na hora de propor soluções criativas.

Para que serve o brainstorming?

Além de alterar o clima organizacional da empresa e promover soluções criativas, o brainstorming funciona como um estímulo a criatividade. A técnica normalmente visa encontrar novas ideias, produtivas e eficientes, ou seja, chegar a soluções com um baixo custo e promover um retorno em curto prazo.

É importante, que para não se tornar uma tarefa complicada e desestimulante, cada uma das soluções criativas deve ser debatida. Também é crucial que cada problema tenha a uma abordagem individualizada, por meio de uma reunião exclusiva para cada questão.

Contudo, isto não impede que diversos problemas não possam ser abordados simultaneamente, mas desta maneira, a produtividade tende a cair e as ideias costumam não convergir para a solução em pauta.

Agora, que você já sabe o que é e para que serve um brainstorming, reúna o seu grupo e procure soluções criativas para resolver os problemas apresentados da melhor maneira possível.
 
Guilherme Camargo atua na área do marketing, e é proprietário da Gallant Company, agência sediada em Cuiabá. Ele escreve duas vezes por semana para o Olhar Agro & Negócios. Mais informações no Instragram, onde são realizadas postagens diárias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet