Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Logística

De Sinop ao Pará

Projeto inicial estima investimento de R$ 8,4 bilhões em Ferrogrão

Foto: Reprodução

Projeto inicial estima investimento de R$ 8,4 bilhões em Ferrogrão
A Ferrogrão, projeto ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que pretende ligar a cidade de Sinop ao Porto de Miritituba, em Itaituba (PA), prevê mais de R$ 21,57 bilhões de investimentos ao longo da concessão. O programa segue para a análise do Plano de Outorga, dos estudos técnicos e das minutas de edital e contrato pelo Tribunal de Contas da União (TCU), cujos documentos foram encaminhados pela ANTT em neste mês.

Leia também
Projeto da sonhada Ferrogrão que ligará Sinop ao Pará já está nas mãos do TCU


O projeto faz parte dos projetos do Programa de Parceria de Investimentos (PPI). A previsão do governo federal é publicar o edital no quarto trimestre de 2020 e fazer o leilão no primeiro trimestre de 2021. Toda a documentação, fruto da Audiência Pública nº 14/2017, pode ser encontrada aqui.

De acordo com a minuta do edital, o prazo da concessão será de 69 anos, contados da data de assunção, sendo vedada a sua prorrogação. A remuneração da concessionária advirá do recebimento da tarifa de transporte, tarifa de direito de passagem, tarifa de tráfego mútuo, da exploração de receitas extraordinárias, entre outras formas.  A licitação permitirá a apresentação de propostas por meio de consórcios e por empresas estrangeiras.
 

O investimento previsto na implantação da ferrovia é de R$ 8,42 bilhões, podendo ser financiado pela emissão de títulos verdes ou green bonds. Ao longo da concessão, são estimados mais de R$ 21,57 bilhões de investimentos.

A ferrovia vai ser essencial ao desenvolvimento da matriz de transportes brasileira e representa importante alternativa logística para o escoamento de cargas do Centro-Oeste por meio do Arco Norte. Atualmente, o escoamento dessas cargas depende, em grande medida, da utilização dos portos do Sudeste e Sul.

O corredor ferroviário transportará, pelos seus 933 km de trilhos, soja, farelo de soja e milho, principalmente. A estimativa é de que sejam transportadas mais de 20 milhões de toneladas de cargas no início da operação, prevista para 2030, e de cerca 50 milhões de toneladas ao final do período de 69 anos de concessão. 

O uso da ferrovia, em comparação à rodovia, causa menos impacto ambiental ao longo prazo. Uma das razões para isso é o fato de as ferrovias terem acessos físicos fixos que evitam os acessos por vias vicinais comuns às rodovias. A ferrovia se constitui numa barreira física ao desmatamento, enquanto a rodovia é considerada vetor indutor. Além disso, a Ferrogrão gerará compensações socioambientais estimadas em R$ 765 milhões. 

Além disso, esse modo de transporte reduz externalidades negativas em R$ 6,1 bilhões, decorrentes da ausência de emissões de CO2, congestionamentos, acidentes, etc., que ocorrem nas rodovias. Dessa forma, gerará redução de R$ 19,2 bi no custo de frete, quando comparado ao transporte rodoviário. A ferrovia gerará quase 373 mil empregos no total, sendo 30 mil diretos. 

De acordo com o superintendente de Concessão da Infraestrutura (Sucon/ANTT), Renan Brandão, a estruturação do projeto da Ferrogrão foi desafiadora sob dois aspectos: socioambiental e financiabilidade. "A avaliação socioambiental, no âmbito dos estudos de viabilidade, permitiu tanto uma alocação adequada desses riscos, que levou à decisão do Poder Concedente de se responsabilizar pela emissão da Licença Prévia, quanto a correta comunicação dos inúmeros benefícios desse projeto quando comparado à alternativa rodoviária. No tocante à financiabilidade, foram incorporadas soluções que permitem minimizar os riscos de um projeto ferroviário totalmente greenfield, muito intensivo em capital e que só gera receitas a partir de 10 anos", explica Brandão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet