Em tempos de crise, ainda mais em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), além de todas as questões sociais e humanitárias, todo empresário tem dúvidas plausíveis sobre como evitar a falência de sua empresa.
Leia mais:
Quatro métodos de divulgação para atrair mais clientes para seu negócio
Confira abaixo 5 passos para ajudar a sua empresa à não entrar em dívidas impagáveis e evitar a falência:
1. Reveja as vendas e fluxo de caixa
Quando uma empresa entra no vermelho, o primeiro passo a ser dado é uma análise do fluxo de caixa, na grande maioria dos casos, esse é o jeito mais eficiente de descobrir a razão do problema.
Analise o caixa e identifique crises relacionadas a falta de entrada (vendas), gastos desnecessários e custos elevados.
2. Diminua despesas e custo operacionais
É muito comum uma companhia ter um bom volume e fluxo de vendas, mas o caixa ser consumido por custos operacionais. Separe os custos em estratégicos, que otimizam os resultados das vendas, como investimentos em marketing e publicidade, despesas não estratégicos, que são os valores operacionais como contas de consumo.
Deste modo, é possível ter uma clareza maior e evitar cortar os custos estratégicos, para não impactar no volume de vendas.
3. Renegocie as dívidas para evitar a falência
Renegociar uma dívida não passa aos seus credores a imagem de mau pagador, e sim, que você tem interesse em honrar com o seu compromisso, mas atravessa por um momento complicado.
Ao renegociar, priorize as dívidas com juros maiores, procure um novo parcelamento, uma portabilidade ou a alteração de taxa e também um prazo mais extenso para o pagamento. Qualquer organização de parcelamento pode evitar a falência.
4. Analise serviços e produtos
Uma diminuição no volume de venda pode ser relacionada ao produto ou serviço. Neste caso, analise se o seu produto cumpre as necessidades dos clientes, se o valor pago corresponde às expectativas, se o preço é compatível com o mercado e até mesmo se não se trata de uma mercadoria ou serviço ultrapassado.
5. Planeje o futuro da sua empresa
Planejar o futuro vai muito além de almejar novos patamares para a sua corporação, mas também significa estar pronto para promover soluções caso eventuais problemas apareçam. Crie um fundo emergencial, para emergências com funcionário, e invista em um seguro para o seu patrimônio e também para os seus produtos.
Criar solução em meio a crise faz a diferença, problemas deste tipo já foram enfrentados pelas maiores multinacionais, mas elas continuam em pé. Evitar a falência requer muita estratégia e alguns sacrifícios, e faz toda a diferença no futuro.
Guilherme Camargo atua na área do marketing, e é proprietário da Gallant Company, agência sediada em Cuiabá. Ele deve escrever duas vezes por semana para o Olhar Agro & Negócios. Mais informações no Instragram, onde são realizadas postagens diárias.