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Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Notícias | Marketing com Vendas - Guilherme Camargo

MARKETING COM VENDAS

Cinco passos para evitar a falência de sua empresa

Foto: Reprodução

Cinco passos para evitar a falência de sua empresa
Em tempos de crise, ainda mais em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), além de todas as questões sociais e humanitárias, todo empresário tem dúvidas plausíveis sobre como evitar a falência de sua empresa.


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Confira abaixo 5 passos para ajudar a sua empresa à não entrar em dívidas impagáveis e evitar a falência:

1.       Reveja as vendas e fluxo de caixa

Quando uma empresa entra no vermelho, o primeiro passo a ser dado é uma análise do fluxo de caixa, na grande maioria dos casos, esse é o jeito mais eficiente de descobrir a razão do problema. 

Analise o caixa e identifique crises relacionadas a falta de entrada (vendas), gastos desnecessários e custos elevados.

2.       Diminua despesas e custo operacionais

É muito comum uma companhia ter um bom volume e fluxo de vendas, mas o caixa ser consumido por custos operacionais. Separe os custos em estratégicos, que otimizam os resultados das vendas, como investimentos em marketing e publicidade, despesas não estratégicos, que são os valores operacionais como contas de consumo. 

Deste modo, é possível ter uma clareza maior e evitar cortar os custos estratégicos, para não impactar no volume de vendas.

3.       Renegocie as dívidas para evitar a falência

Renegociar uma dívida não passa aos seus credores a imagem de mau pagador, e sim, que você tem interesse em honrar com o seu compromisso, mas atravessa por um momento complicado. 

Ao renegociar, priorize as dívidas com juros maiores, procure um novo parcelamento, uma portabilidade ou a alteração de taxa e também um prazo mais extenso para o pagamento. Qualquer organização de parcelamento pode evitar a falência.

4.       Analise serviços e produtos

Uma diminuição no volume de venda pode ser relacionada ao produto ou serviço. Neste caso, analise se o seu produto cumpre as necessidades dos clientes, se o valor pago corresponde às expectativas, se o preço é compatível com o mercado e até mesmo se não se trata de uma mercadoria ou serviço ultrapassado.

5.       Planeje o futuro da sua empresa

Planejar o futuro vai muito além de almejar novos patamares para a sua corporação, mas também significa estar pronto para promover soluções caso eventuais problemas apareçam. Crie um fundo emergencial, para emergências com funcionário, e invista em um seguro para o seu patrimônio e também para os seus produtos.

Criar solução em meio a crise faz a diferença, problemas deste tipo já foram enfrentados pelas maiores multinacionais, mas elas continuam em pé. Evitar a falência requer muita estratégia e alguns sacrifícios, e faz toda a diferença no futuro.

Guilherme Camargo atua na área do marketing, e é proprietário da Gallant Company, agência sediada em Cuiabá. Ele deve escrever duas vezes por semana para o Olhar Agro & Negócios. Mais informações no Instragramonde são realizadas postagens diárias.
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