Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Indústria

Eu escolho Mato Grosso

Campanha da Fiemt incentiva consumo de produtos locais para gerar empregos e ativar economia

Foto: Assessoria

Campanha da Fiemt incentiva consumo de produtos locais para gerar empregos e ativar economia
Conhecer, consumir e se encantar por produtos do nosso estado. Assim nasceu a campanha Eu Escolho Mato Grosso, ummovimento de adesão espontânea de empresários e toda a sociedade apaixonados por nossa terra.
 
Leia também:
Faturamento das empresas em MT registrou leve crescimento na última semana de junho
 
A nova campanha institucional da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) quer reforçar a escolha pelo consumo da produção local. E essa é uma decisão que faz toda a diferença.
 
“Preferir pelos produtos e serviços aqui de Mato Groso também é gerar novos empregos, manter os já existentes, aquecer a economia e valorizar a nossa gente. Temos produtos fantásticos produzidos aqui e, até por uma questão de hábitos de consumo, muitas vezes deixamos de comprar algo da nossa terra. Sempre que possível, escolha a produção da nossa gente”, sugere o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.
 
A iniciativa também é uma alternativa encontrada para manter a saúde das micro, pequenas e médias empresas que estão economicamente frágeis neste período de pandemia.
 
A indústria mato-grossense é diversificada. O setor sucroenergético, por exemplo, gera cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos em aproximadamente 20 cidades do estado. Ele ainda é responsável pela cogeração de energia, além da produção de etanol anidro, para mistura na gasolina, hidratado, para carros flex, açúcar e concentrado proteico para ração animal.
 
“Quando temos um consumo interno forte, é possível manter a geração de uma cadeia de riquezas. São novos empregos, renda dos diversos participantes da economia, como pequenos produtores e comércio. A atividade proporciona ainda a arrecadação de impostos que são revertidos em investimentos para o bem comum”, destaca o empresário e presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool/MT), Silvio Rangel.
 
Ainda de acordo com Rangel, o sindicato está mobilizando as indústrias associadas para aderir ao programa. Uma das primeiras iniciativas é incentivar o abastecimento veicular com etanol. A escolha, além de trazer vantagens em diferentes aspectos, por ser um combustível renovável, limpo e autossustentável, é extremamente importante para ativar a economia local.
 
“Anualmente, produzimos cerca de 4 milhões de litros de etanol. Deste total, um terço da produção é consumida em Mato Grosso. Outra importante iniciativa é o fomento do mercado do açúcar mato-grossense. Boa parte é vendida para indústrias de refrigerantes, por exemplo, mas ainda temos muitos consumidores individuais para conquistar”, comenta.
 
Apesar da campanha ter origem na federação que representa o setor industrial, a proposta é que a iniciativa forme uma grande rede de apoio, e conte com a adesão de representantes de todos os setores produtivos, comércio e prestadores de serviços.
 
Assista ao filme da campanha publicitária que está sendo veiculada em mídias online e offline do estado.


 
Selo

A Fiemt está disponibilizando às empresas que quiserem aderir à campanha um selo personalizado para ser impresso ou colado nas embalagens dos produtos. A imagem consiste na ilustração do mapa de Mato Grosso estilizada como um código de barras. A intenção é facilitar ao consumidor a identificação da origem do produto.


 
O portal Olhar Direto, genuinamente mato-grossense, também é parceiro dessa iniciativa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet