Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Vazio sanitário

Plantio de soja em MT será proibido por três meses a partir de segunda-feira

Foto: Indea / MT

Plantio de soja em MT será proibido por três meses a partir de segunda-feira
O plantio de soja em território mato-grossense ficará proibido por três meses a partir da próxima segunda-feira (15), até dia 15 de setembro. A medida, denominada ‘vazio sanitário’ é determinada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT), e visa reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) no período de entressafra.

Leia também:
Sindicatos Rurais se manifestam a favor de pesquisa e apoiam Aprosoja

De acordo com a assessoria do Indea, durante estes três meses não poderá haver plantas vivas de soja, cultivadas ou guaxas (germinação voluntária). O ‘vazio’ existe em MT desde 2006, busca atrasar a ocorrência da doença na safra seguinte, e é a principal medida na prevenção da doença.

Servidores do Indea farão fiscalizações nas propriedades de todo o estado, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, pois as atividades de prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais são consideradas essenciais.

“A soja é a principal cultura do Estado devido à grande extensão e importância econômica. Para manter a segurança tanto dos servidores quanto dos produtores rurais, o INDEA-MT elaborou um Manual de Biossegurança para a atuação à campo, seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde”, afirma Renan Tomazele, diretor técnico do INDEA-MT.

Na safra 2019/2020 foram cadastradas no INDEA-MT 12.441 propriedades com plantio de soja, com área declarada de mais de 8,8 milhões de hectares plantados. Desde 2019, o órgão realiza monitoramento da incidência de ferrugem asiática no período da entressafra, onde as amostras são coletadas pelos servidores durante as fiscalizações e analisadas pelo Laboratório de Sanidade Vegetal.

“Durante o vazio sanitário de 2019, das áreas que tiveram amostras coletadas, encontramos ferrugem em 72% com plantas guaxas. Temos encontrado plantas com a doença mesmo nas condições climáticas desfavoráveis, principalmente quando as guaxas estão abrigadas sob outras culturas utilizadas como adubação verde como crotalárias, braquiárias, milheto, dentre outras”, informa Ana Paula Vicenzi, coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do INDEA-MT.

Ainda segundo o Instituto, a ferrugem asiática da soja causa perdas em cerca de 20% ao ano, provoca a desfolha precoce da planta e impede a completa formação dos grãos, o que gera redução na produtividade. Ela é considerada uma praga de importância econômica.

Serviço

Denúncias de descumprimento do vazio sanitário podem ser feitas ao INDEA-MT por meio da Ouvidoria Setorial, pelo telefone 0800 647 9990, por meio Ouvidoria Geral do Estado pelo endereço eletrônico www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao, ou ainda nas unidades locais do INDEA-MT. Os mesmos canais podem ser utilizados ainda para sanar dúvidas, fazer solicitações, elogios ou reclamações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet