O Brasil foi trocado pelos Estados Unidos no volume de venda de soja à China. Isso teria ocorrido por causa da desaceleração das vendas do Brasil e compromissos do país asiático previstos no acordo comercial com o governo de Washington.
Leia mais:
Maggi diz que acordo entre EUA e China pode prejudicar o Brasil e repreende críticos do país asiático
Mais de R$ 1 milhão de toneladas de soja teriam sido compradas pela China de clientes estatais, afirmou o Yahoo Finanças.Os grãos teriam sido comprados com isenções de tarifas emitidas anteriormente.
No último dia 23 de abril o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou uma nova venda de soja para a China, de 272 mil toneladas. No dia anterior já havia sido anunciada a venda de 198 mil toneladas de soja. Um dos motivos para este acordo seria o baixo preço da soja norte-americana.
A China prometeu comprar US$ 36,5 bilhões em produtos agrícolas dos EUA, mas a pandemiatrasou o ritmo das compras. De acordo com o Yahoo Finanças, a maioria das compras nas últimas duas semanas era destinada a carregamentos em portos do Golfo do México. Embora algumas sejam de remessas da safra atual, outras destinavam-se ao final do outono, quando a nova colheita nos EUA começa.