Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

​Entenda o que é um data center e por que são tão importantes

Os data centers, também chamados de servidores, são planejados com o intuito de abrigar uma infraestrutura de rede de computadores de uma empresa. Geralmente, estão alocados em salas reservadas e são importantes, pois são responsáveis por processar e armazenar dados da empresa. Existem data centers com mais de 50000 servidores. As máquinas são interligadas por cabos submarinos entre continentes e por fios capazes de darem várias voltas na Terra. Conheça um pouco mais sobre as características dos data centers.
 
Características de um data center físico

O data center é formado por um conjunto de redes, servidores, mainframes, roteadores e diversos hardwares relacionados à informática que a empresa possui.

Toda a aquisição de sistemas, manutenção e atualizações de softwares e equipamentos do data center é feito pela equipe de TI da própria empresa ou por uma empresa especializada que realiza este tipo de serviço.

A infraestrutura de TI deve assegurar que o funcionamento do data center seja ininterrupto. Capaz de processar, armazenar, receber e fornecer dados sem intercorrências. Se a empresa descuidar da segurança e do bom funcionamento do data center, precisará arcar com consequências sobre a imagem do negócio, perda de clientes, processos judiciais, exposição de informações sigilosas, multas e falhas nas operações. 

Data center On Cloud

A utilização do Cloud Computing também está presente na infraestrutura de data center. Nesse formato, a empresa não investe em uma estrutura física, mas sim na hospedagem por nuvem, ou seja, fora das instalações. O ambiente virtual oferece acesso e funcionamento em tempo real, com rede de servidores espalhada por várias regiões. ´

O pagamento por esse tipo de serviço, na maioria das vezes, é feito por uma mensalidade que se refere ao plano com o pacote de recursos contratados. A vantagem do data center On Cloud é que a empresa ganha muito mais escalabilidade, tendo à disposição, mudanças no sistema que acompanham seu crescimento. Além disso, os serviços são disponibilizados conforme a necessidade da empresa - sem gastos com recursos que não serão usados no seu negócio.

Seja em um data center físico ou externo, um dos itens mais importantes que não pode ser ignorado é a segurança. Isso porque o data center contém grande volume de dados sobre uma empresa, que se cair em mãos erradas podem causar grandes prejuízos. Para que o data center funcione adequadamente, sem ameaças hackers, procure por uma empresa de tecnologia. Esses estabelecimentos possuem mão de obra necessária para planejar, montar e realizar data center moving, quando necessário.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet