Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Visita

Em tour por Mato Grosso, embaixador de Israel conhece as potencialidades do agronegócio

Foto: Assessoria

Em tour por Mato Grosso, embaixador de Israel conhece as potencialidades do agronegócio
O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, encerrou – na última quarta-feira (30) – sua visita de três dias em Mato Grosso. Além da Capital, o diplomata visitou as cidades de Campo Novo do Parecis, Diamantino e Sorriso. A visita de Shelley foi organizada pela Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir).

Leia mais:
Bolsonaro diz que fundo de R$ 10 bi da Arábia Saudita será investido em ferrovia que liga MT a PA
 
Em Campo Novo, a comitiva visitou a sede do Grupo Fedrizzi, onde os visitantes tiveram a oportunidade visitar campos de produção de milho e soja, a noite foi realizada a apresentação da Câmara de Cooperação Central Brasil e Israel para mais de 200 pessoas presentes.
  
Na terça-feira (29/10), em Sorriso a comitiva visitou a empresa Caramuru e depois conheceram a maior cooperativa de estado a Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (Coacen), às margens da MT-242, que está em funcionamento no município desde 2006. A noite foi realizado um jantar para a apresentação da Câmara de Cooperação Central Brasil e Israel.
 
Ontem (30/10), o embaixador visitou as empresas Spirulina Alimentos e Suínobras em Diamantino. Na capital, a missão israelense foi recebida no Palácio Paiaguás, pelo secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgatto.  A visita de cortesia busca estreitar os laços entre o país e o estado de Mato Grosso em projetos de inovação e agronegócio.
 
"O embaixador mostrou todo seu entusiasmo referente com que ele viu em Mato Grosso. Obviamente estar ao lado de um país que nem Israel que está na vanguarda da tecnologia das start-ups da agricultura. É um povo amigo, é um povo que já se relaciona com Mato Grosso e com Brasil e que tem muito a agregar a economia mato-grossense e esperamos que essa visita do embaixador renda frutos mais rápido possível", destacou César Miranda.
  
Em seguida Yossi Shelley visitou a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e foi recebido pela presidente em exercício, deputada Janaina Riva (MDB). Na recepção também estavam os deputados: Xuxu Dal Molin (PSC), Ulysses Moraes (DC), Valmir Moretto (PRB), Dr. João (MDB) e Silvio Fávero (PSL). 
 
Ao destacar a importância de acordos internacionais, a deputada Janaina mencionou o potencial econômico-produtivo de Mato Grosso, como o setor agroindustrial e as inovações tecnológicas. Ela reafirmou a oportunidade de negócios para Mato Grosso e Israel. 
 
"É a oportunidade de fazer negócios com Mato Grosso. Ele [Shelley] nos trouxe exemplos concretos de como Israel passou a crescer, através dos incentivos fiscais, ação que mudou em 30 anos a realidade do país. Agora, fica aberta essa porta de oportunidades. Seria muito importante para avançarmos tecnologicamente usando o que eles [Israel] já têm de recursos e eles com interesse direto no que a gente produz, que é o que não tem lá, seja na pecuária ou agricultura. É uma via de mão dupla!", avaliou Riva. 
 
O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), ressaltou a iniciativa. "Israel está na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, das startups, com muita tecnologia e estão conseguindo produzir alimentos no deserto, com uso de irrigação. Em Mato Grosso somos maior produtor e podemos muito mais, ainda temos obrigação de preservar as nossas riquezas. Então, a Assembleia não vai abrir mão de fomentar o desenvolvimento. Estamos buscando parcerias através da Aprofir e da Câmara de Comércio Israel – Brasil", disse o deputado. 
 
Falando em português, o embaixador Yossi Shelley, ressaltou a força agrícola das cidades onde passou. "Para fazer negócios, temos que conhecer as pessoas pessoalmente e ver com os nossos próprios olhos. Essa primeira visita foi muito importante. Israel é um país conhecido como uma potência em inovações tecnológicas e startups e, juntos, podemos derrubar fronteiras. Vou voltar para Brasília e dizer das oportunidades que vimos aqui tanto para Israel quanto para o Brasil", ressaltou.
  
O presidente da Aprofir, Marlon Fedrizzi, acompanhou o embaixador durante a semana. "Tivemos a oportunidade de mostrar o lado empresarial da agricultura e também a grande área preservada de Mato Grosso e a seriedade com que tratamos a produção e o meio ambiente", finalizou. A Aprofir é a representante em Mato Grosso da Câmara de Cooperação Israel Brasil Central, que tem o objetivo de fazer a inter-relação entre os países por meio de cooperação técnica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet