Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

urban systems

Cuiabá é a 14ª melhor cidade do Brasil e a melhor do Centro-Oeste para empreender, diz estudo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cuiabá é a 14ª melhor cidade do Brasil e a melhor do Centro-Oeste para empreender, diz estudo
Cuiabá é a 14ª melhor cidade do Brasil para empreender, a frente de Brasília (16º), Goiânia (32º) e Campo Grande (82º). A informação foi revelada pela pesquisa Cidades para Fazer Negócios, realizada pela Urban Systems. Em um ano, a capital mato-grossense subiu quatro posições no ranking.

Leia também:
Comércio em Cuiabá pode funcionar normalmente neste sábado, afirma CDL

Esta é a 6ª edição do estudo, que analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, considerando as melhores oportunidades para se investir. Além disso, apresenta recorte dos melhores municípios em desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, este crescimento é fruto de uma soma de ações que aliam o fomento ao comércio e à indústria, e os esforços na geração de emprego e renda, como a reestruturação do projeto Pró-Cuiabá, que estimula a instalação de empresas de outros estados na cidade, e o serviço prestado pelo Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE).

“Estas iniciativas buscam a melhoria permanente dos nossos indicadores gerando impacto na estrutura econômica e social da cidade, especialmente neste momento de crise, experimentado pelo país inteiro. O resultado da pesquisa, em si, prova nossa vocação para os mais variados tipos de negócio. Característica que precisa ser ainda mais estimulada. Por isso, avançaremos com esta proposta, explorando novos setores e fortalecendo o suporte aos empresários”, afirma.

O mesmo levantamento também mostra que Cuiabá ascendeu do 8ª para o 6ª lugar no quesito Capital Humano, em que são avaliadas questões sociodemográficas, econômicas e do setor de educação, em diferentes níveis de ensino. O critério contrapõe não apenas a oferta do capital humano atual, como o cenário futuro.

Nos itens Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, a cidade subiu da 34ª para 35º e da 86ª para 83ª, respectivamente. “Nossa expectativa para os próximos anos é aumentar mais ainda estes números e colocar Cuiabá entre as Capitais com mais baixo índice de desemprego do país”, explica Débora Marques, titular da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

A lista é calculada por meio da metodologia de análise estatística conhecida como Índice de Qualidade Mercadológica (IQM®).  Sendo assim, o IQM® apresentado considera 317 municípios, do total de 5.570 municípios brasileiros. Isso porque a pesquisa contou apenas as cidades com mais de 100.000 habitantes em 2018, segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet