Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

5ª maior do país

Usina de biodiesel em Cuiabá será a 7ª maior do país e produzirá até um milhão de litros por dia

Foto: Internet

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Presente no mercado desde 2010 com uma unidade em Rio Brilhante (MS), a Delta Energia anuncia a nova planta de Cuiabá com capacidade de produção de até um milhão de litros de combustível limpo por dia. Essa será a sétima maior planta do país e deve gerar cerca de 100 empregos diretos. A fábrica ocupa uma área de 50 mil m² e está apta a usar óleo vegetal e gordura animal para a produção de biodiesel B100. Ainda não foi divulgada a data que a nova unidade deve começar a funcionar. 

Leia mais
Com novas tecnologias, produção de cacau em MT pode chegar a duas toneladas por hectare
 
As unidades de Rio Brilhante (MS) e de Cuiabá, o grupo produzirá cerca de 1,6 milhão de litros de combustível por dia, se consolidando como o quinto maior produtor de combustível do país. A empresa vem investindo no segmento de produção de biodiesel nos últimos anos. As duas unidades juntas vai praticamente triplicar suas operações.

"Acreditamos no desenvolvimento deste setor do país e, há algum tempo, temos estudado expandir nossos negócios em biodiesel. Em abril deste ano, concluímos a compra desta nova fábrica, após a concessão de autorização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso", diz Silvio Roman, superintendente de Biodiesel do Grupo Delta Energia.
 
A planta recebeu investimentos em manutenção, reforma e ampliação, que resultaram na modernização de suas instalações. A Delta já obteve todas as autorizações de licenças junto aos órgãos reguladores para funcionar. A comercialização será realizada por meio de licitações públicas promovidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
 
A decisão da Delta Energia em expandir sua atuação em biocombustíveis está em sintonia com o mercado. O anúncio da chegada da Usina de Cuiabá está em linha com as medidas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Recentemente, o órgão determinou o aumento da mistura de biodiesel de 10% para 11% no diesel comum.
 
Segundo Roman, o cenário nacional é bastante promissor. "A previsão é que, em março de 2020, o percentual da mistura de biodiesel em todo o diesel consumido no Brasil seja de 12%, com perspectiva de atingir 15% até 2023", conclui o superintendente de Biodiesel do Grupo Delta Energia.
 
Sustentabilidade
 
A planta de Cuiabá atuará com foco no desenvolvimento socioeconômico da região por meio da geração de empregos e compra de matéria-prima de produtores locais, alinhada com a unidade em Rio Brilhante (MS). "Contribuímos para o Programa de Agricultura Familiar estabelecido pelo Governo Federal e já estamos também em busca do Selo Combustível Social para esta nova unidade", explica Roman.
 
Sobre o Grupo Delta Energia
 
O Grupo Delta Energia, empresa 100% nacional, iniciou suas atividades no segmento de comercialização de energia elétrica em 2001, e consolidou-se como uma das principais organizações do setor. Com carteira de clientes que inclui algumas das maiores indústrias do País, o Grupo Delta Energia diversificou seu portfólio de negócios nesses 18 anos de atuação, investindo em empresas que agregam sinergias a suas operações. Hoje, além de atuar na comercialização de energia elétrica, está presente no mercado de biocombustíveis e na estruturação dos dois maiores fundos de investimentos em energia do Brasil. Em média, o Grupo transaciona 5 mil MW médios por mês o que corresponde a 8% do consumo de energia brasileiro.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet