Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

DOBRA A PRODUÇÃO

Com novas tecnologias, produção de cacau em MT pode chegar a duas toneladas por hectare

Foto: João de Melo/Empaer

Com novas tecnologias, produção de cacau em MT pode chegar a duas toneladas por hectare
A produção de cacau em Colniza (a 1.065 km de Cuiabá) pode chegar a duas toneladas por hectare. Atualmente, há 40 hectares para o cultivo da fruta com uma produtividade de mil quilos, mas com o investimento de tecnologia com materiais enxertados e clones superiores, será possível dobrar a produção.

Leia mais:
Destaque na produção agropecuária, MT teve redução de 87,4% no desmatamento nos últimos 15 anos

Até 2020, será montado um viveiro comunitário para a produção de 7.500 mudas enxertadas, com o plantio em uma área piloto de 10 hectares, garante o engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Ronaldo Benevides de Oliveira Filho. A montagem começa neste ano e cada produtor irá produzir 500 mudas que estarão prontas para o plantio no próximo ano.

De acordo com Filho, o uso mais intensivo da tecnologia com materiais enxertados e clones superiores tem como objetivo tornar a cultura mais atrativa. Serão realizados acompanhamentos durante as adubações, controle de pragas e doenças, plantios mais adensados no espaçamento 3 x 3 metros e podas. Ele explica que a produção de mudas enxertadas vai ter início em maio com o plantio de porta-enxertos, que são mudas produzidas a partir das sementes, e que serão plantadas no período chuvoso do ano.

Os enxertos são oriundos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que está elaborando um plano de revitalização e expansão da lavoura cacaueira no Mato Grosso. No Estado o cultivo do cacau ocupa uma área de 880 hectares, com uma produtividade média de 660 quilos/ha. Esses dados são referentes ao ano de 2017, quando atingiu uma produção de 647 toneladas.

Produção de chocolate

No Assentamento Primeiro de Maio, Ronaldo Benevides realizou uma palestra para 15 produtores rurais sobre a melhoria genético das plenas, reforçando a produção de mudas, e também foi ofertado um curso de derivados de cacau.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet