Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Sicredi registra recorde de ações na Semana Nacional de Educação Financeira

Foto: Da Assessoria

Sicredi registra recorde de ações na Semana Nacional de Educação Financeira
O número de ações realizadas pelas cooperativas do Sicredi na região Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, durante a 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), de 20 a 26 de maio, superou as expectativas. Ao todo foram promovidos 866 eventos para associados e não associados, nos 140 municípios onde o Sicredi está presente nessa região. Na comparação com o ano passado, quando foram realizadas 159 ações, o crescimento é de 444%. Este ano, os eventos impactaram mais de 32 mil pessoas, que participaram de atividades desenvolvidas com o objetivo de mostrar a importância da educação financeira na vida das famílias.

Leia também:
Sicredi libera R$ 40,6 milhões em crédito para projetos de energia solar
 
Todas as 169 agências do Sicredi nesses quatro estados realizaram atividades. Associados e não associados foram o público-alvo, incluindo crianças, jovens e adultos. Na lista de ações estavam blitz no trânsito, panfletagem, palestras, cursos, oficinas, rodas de conversa, rodadas de leitura, exibição de filmes e até apresentações teatrais. Os colaboradores usaram toda a criatividade para planejar e executar as ações para envolver as pessoas e terem sucesso na mensagem repassada.
 
Este ano, o conceito do Sicredi foi “#Fiquenoverde - Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”, cujas ações focaram especialmente crianças e adolescentes e mostraram quanto o conhecimento a respeito da administração de gastos pode trazer de benefícios se o tema fizer parte do nosso dia a dia desde a infância. Nesse sentido, uma agência em Cuiabá realizou rodada de leitura dos gibis da Turma da Mônica – produzidos numa parceria entre o Sicredi e a Mauricio de Sousa Produções – com alunos de oito anos de quatro turmas de uma escola da rede estadual, em que aprenderam como podem começar a ajudar os pais quando o assunto é organização financeira. Ações semelhantes foram realizadas por várias agências, das 10 cooperativas do Sicredi na região Centro Norte.
 
Também foram realizadas visitas às agências e sedes das cooperativas para jovens e adultos, com o objetivo de mostrar o funcionamento de uma cooperativa de crédito e os benefícios para os associados e a comunidade. “Este ano conseguimos promover uma grande mobilização durante a Semana Nacional de Educação Financeira. Os números foram surpreendentes e nossos colaboradores estão de parabéns. Isso demonstra o interesse pelos nossos associados e pela nossa comunidade, para que ela tenha uma vida financeira cada vez mais saudável. Isso vai ao encontro da missão do Sicredi, que é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, ao comentar que a intenção é que essas ações continuem a ser realizadas ao longo de 2019 e dos próximos anos pois, “iniciativas como essas agregam valor, nos tornam mais próximos dos nossos associados e contribuem para que a comunidade tenha uma financeira cada vez mais saudável”.
 
Além das ações presenciais foram realizadas atividades no ambiente virtual, com vídeos feitos pela planejadora financeira Myrian Lund, na plataforma sicredicursos.lundfinancas.com.br. Quem não conseguiu participar das ações presenciais ainda podem conferir dicas preciosas num espaço permanente, exclusivo sobre o tema educação financeira, no portal www.sicredi.com.br/educacaofinanceira.  A página inclui conteúdos voltados aos jovens, como histórias interativas que contam a origem do dinheiro, materiais para oficinas com grupos de crianças, livros, e-books e vídeos, além de um teste para descobrir seu perfil financeiro e compartilhar o resultado nas redes sociais.
 
Semana Enef
 
A Semana Enef é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), organizada pelo Banco Central do Brasil, com apoio de diversos agentes do setor financeiro do país, entre eles o Sicredi. Tem o objetivo de promover a conscientização e educação dos brasileiros em finanças pessoais.
 
Na edição 2018, a instituição financeira cooperativa triplicou sua atuação nos 22 estados e no Distrito Federal, ao mobilizar mais de 23 mil colaboradores nos 1.229 mil municípios onde atua por meio de suas 116 cooperativas de crédito filiadas, e desenvolveu mais de 2,3 mil ações. As atividades promovidas pelo Sicredi incluíram palestras, cursos, oficinas, feiras abertas ao público, além de distribuição de materiais educativos, dicas, testes e outros conteúdos ligados à educação financeira.
 
Sobre o Sicredi
 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  
 
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
 
O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet