Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

1º de maio

Saiba o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Saiba o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador
Em virtude do feriado nacional do Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, comemorado na quarta-feira (1), os órgãos da Administração Municipal, comércio e bancos, não terão expediente neste dia. Apenas os serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.

Leia mais
Agências bancárias e comércio: confira o que abre e o que fecha neste feriado prolongado

Saúde

Na saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam regularmente. Além dessas, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também estarão com as portas abertas para atender a população.

Segurança

Apenas as unidades administrativas param no feriado prolongado, conforme a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Em Cuiabá e Várzea Grande, as centrais de flagrantes do bairro Planalto e a central de ocorrências da Prainha, além da central de flagrantes em frente ao aeroporto de Várzea Grande estarão funcionando normalmente e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências.
 
Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal também não param os serviços durante o feriado. O IML, assim como as delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo a sociedade normalmente.
 
Nas cidades do interior, as delegacias de polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado. Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá terá uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

Comércio e bancos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) informa que os estabelecimentos não poderão funcionar no dia 1º. Serviços como Correios, Ganha Tempo e agências do Sine também estarão fechados.

As agências bancárias não abrem, mantendo apenas os caixas eletrônicos funcionando normalmente. O expediente bancário volta a ser normalizado na quinta-feira (2), assim como o expediente na Administração municipal, comércio, entre outros.

De acordo com a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) ainda, as empresas deverão colocar nos seus respectivos quadros de avisos a informação de que não haverá expediente normal no feriado, sob pena de violação da presente Convenção.

"Essa é uma das datas inegociáveis, onde o comércio não pode abrir as portas. Quanto às atividades tidas como essenciais, como o comércio de gêneros alimentícios, postos de combustíveis, farmácias ou outras que tenham autorização legal ou judicial, poderão funcionar normalmente, obedecendo às escalas de trabalho dos empregados", explica o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

De acordo com informação da CDL, apenas cinco feriados nacionais proíbem a abertura dos comércios. Sendo eles:

1º de janeiro - Ano Novo
Paixão de Cristo - Sexta-feira Santa
1º de Maio - Dia do Trabalhador
2 de novembro- Dia de Finados
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet