Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

fenabrave

Venda de veículos em 2019 é quase 20% maior que a de 2018 até fevereiro

Foto: Reprodução / Autonews

Venda de veículos em 2019 é quase 20% maior que a de 2018 até fevereiro
Só em fevereiro deste ano, foram vendidos em Mato Grosso 7.752 automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários. O número representa uma queda de 6,06% em relação ao mês de janeiro, mas uma alta de 21,31% em relação ao mesmo mês de 2018, quando as marcas operando em Mato Grosso venderam 6.390 veículos.

Leia também:
Indústria vai produzir 200 milhões de litros de etanol a base de milho e deve gerar mais de 2 mil empregos

Os dados foram divulgados pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave). Ainda segundo a Federação, nos dois primeiros meses de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, o aumento foi de 18,58%. No bimestre, foram comercializados 16.004 veículos, sendo que no mesmo período do ano passado 13.496 unidades saíram das concessionárias.

Para o diretor da Regional Fenabrave em Mato Grosso, Paulo Boscolo, parte da expansão é explicada pelo número de dias úteis, já que o carnaval do ano passado caiu em fevereiro, e o deste, em março.

Em relação somente aos veículos leves (automóveis e comerciais leves), foram 3.709 emplacamentos em fevereiro de 2019. O resultado corresponde a uma alta de 23,7% em comparação a igual mês de 2018, mas baixa de 1,2% em relação a janeiro.

“O carnaval ano passado foi em fevereiro e também a situação econômica era outra, diferente da atual perspectivas de melhoras”, destaca. Ele complementa dizendo que as montadoras estão fortemente oferecendo condições comerciais. “Tentaremos alavancar mais vendas em março aproveitando os resíduos de estoques e com ofertas já em andamento, já que tivemos muitos clientes viajando em fevereiro deste ano”, pontua Cláudio Bagestan, diretor da Fenabrave-MT e diretor do Grupo Vianorte.

Para o administrador da Gramarca Veículos, Edson Maia, também diretor da Fenabrave-MT, nas concessionárias da rede as vendas oscilaram durante o mês de fevereiro. “Começamos muito bem o mês, mas ao longo foi esfriando movimento, o que preocupou. Felizmente recuperamos o ritmo ao final do mês".

Entre os pesados (caminhões e ônibus), as vendas atingiram 231 unidades em fevereiro, crescimento de 2,67% em relação ao mesmo mês do ano passado, mas recuo de 32,6%% na comparação de janeiro. O bimestre registrou a venda de 574 unidades, expansão de 34,11%.

Carlos Melnec, representante da Auto Sueco -Volvo e diretor da Fenabrave-MT,  acredita que a queda em fevereiro na comparação com janeiro é pontual e não tira as expectativas neste cenário positivo com confiança no novo governo, na economia e ainda aumento da produção agrícola. "Claro que é uma expectativa ponderada, mas esperamos, sim, um ano positivo em relação a 2018".

No segmento de motos, o cenário segue a mesma linha. Fevereiro registrou 3.161 unidades. O resultado corresponde a uma alta de 15,03% em comparação a igual mês de 2018. Porém com baixa de 7,49% em relação a janeiro. O ano acumula 6.578 unidades, um aumento de 16,67%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet