Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

se prepare

Veja o que abre e o que fecha nos próximos dias de "feriadão" de carnaval

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Veja o que abre e o que fecha nos próximos dias de
A primeira semana de março será marcada por uma das festas brasileiras mais esperadas do ano, o Carnaval. Bancos e órgãos públicos deverão funcionar com horário diferenciado durante os dias de folia. Os órgãos da administração municipal encerram as atividades na sexta-feira (1), às 18h e retomam os trabalhos na quarta-feira (6), a partir das 14h. Os serviços bancários voltam a funcionar a partir das 12h de quarta-feira.

Somente serviços essenciais como saúde, segurança, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito que serão mantidos.

Leia mais
Governo define calendário com 18 feriados e pontos facultativos em 2019; veja datas
 
Na saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), das regiões Norte e Sul, localizadas nos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos, respectivamente, funcionam regularmente. Além dessas unidades, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também estarão com as portas abertas.  
Na segurança, todas as delegacias, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), unidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estarão trabalhando em regime de plantão.

Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) informa que nenhum desses dias festivos é feriado, e por isso, os proprietários dos comércios que desejarem abrir as portas, poderão funcionar nos seus horários normais e os valores pagos aos trabalhadores não mudam em relação aos demais dias de trabalho. No entanto, assim como acontece todos os anos, há uma variedade no número de funcionamento das lojas.

Durante o período carnavalesco, os Shoppings de Cuiabá e Várzea Grande abrirão todos os dias, mas com horário especial. No sábado (02), todas as lojas e a praça de alimentação funcionarão em horário normal, das 10h às 22h. Já no domingo (03), as lojas abrirão das 14h às 20h e a praça de alimentação das 11h às 22h. 

Na segunda-feira de Carnaval (04), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema vão funcionar das 10h às 22h. Na terça-feira (05), as lojas ficam abertas das 14h às 20h e a praça de alimentação, lazer e cinema funcionarão das 11h às 22h.  Já na quarta-feira de Cinzas (06), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema vão funcionar das 12h às 22h.
Saúde
 
O Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) trabalha normalmente. As unidades de saúde que fecham durante os feriados de final de ano são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão.
 
Segurança

Apenas as unidades administrativas param no feriado prolongado, conforme a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Em Cuiabá e Várzea Grande, as centrais de flagrantes do bairro Planalto e a central de ocorrências da Prainha, além da central de flagrantes em frente ao aeroporto de Várzea Grande estarão funcionando normalmente e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências.
 
Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal também não param os serviços durante o feriado. O IML, assim como as delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo a sociedade normalmente.
 
Nas cidades do interior, as delegacias de polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado. Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá terá uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.
 
Boletim de ocorrência online

Internautas poderão obter atendimento online durante o feriado da Consciência Negra na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio e também realizar o pré-registro de outros crimes. 
 
Ganha Tempo

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social informa que o Sistema Nacional de Empregos (Sine), Ganha Tempo de Cuiabá e o de Várzea Grande irão seguir o decreto e não abrirão durante os feriados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet