Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

CUIDADO COM O CARTÃO

Confira dicas para fazer compras online com segurança

Foto: Reprodução

Confira dicas para fazer compras online com segurança
Nesses tempos de internet, que atire a primeira pedra quem nunca fez uma compra online – ou que buscou ajuda para poder comprar. Só no primeiro semestre de 2018, o mercado de e-commerce cresceu 12,1% e faturou mais de R$23 bilhões. É inegável a comodidade de se comprar onlline. No entanto, esse conforto é muitas vezes acompanhado por complacência ou falta de cuidado.

Leia mais:
MRV Engenharia lança portal que mostra toda energia limpa gerada em seus empreendimentos


Os cibercriminosos estão mais sofisticados do que nunca, com novos truques e técnicas. Ainda que os métodos mudem a cada temporada, alguns conselhos seguem valendo e nunca caem em desuso na hora de proteger seus dados. Por isso, leve em conta essas dicas do Olhar Direto na hora de comprar online com segurança:

Prefira cartões de crédito a cartões de débito

Se um cibercriminoso levantar as informações do seu cartão de débito, ele terá uma conexão direta com sua conta bancária. Se você não monitora sua conta de perto, corre o risco de perder muito dinheiro. Os prazos para comunicar fraudes ou roubos também costumam ser bem menores para cartões de débito do que para cartões de crédito.

Use a verificação em dois passos

Se um e-commerce oferecer verificação em dois passos, use-a. Isso pode significar passar por uma etapa extra, como digitar um código enviado para o seu telefone ou gerado por um aplicativo, mas isso também significa uma camada extra de segurança. Isso tornará muito mais difícil que qualquer outra pessoa possa acessar a sua conta.

Não salve as informações do seus cartões de crédito

É demorado ter que digitar novamente seu nome, endereço e pegar seu cartão de crédito toda vez que visitar um e-commerce, especialmente se trata-se de um site que você visita regularmente.

No entanto, quanto mais um site sabe sobre você, mais informações podem ser “vazadas” em um caso de violação de dados. “Se você não lê a política de privacidade do site até o final, você não sabe quanto de suas informações está cedendo ou vendendo a terceiros. E geralmente, ao comprar em um site, você passa mais dados do que acha que está passando”, conta Lucas Coppi, coordenador do site REVIEWBOX Brasil, startup focada em Guias de Compra e dicas para o consumidor.

Tenha um e-mail somente para compras

Sua conta de e-mail inclui muitas informações pessoais, listas de contatos e correspondências arquivadas que podem ser de muito uso para hackers. Já sua conta de e-mail do trabalho pode conter informações ainda mais confidenciais, incluindo algo que possa comprometer os dados corporativos de sua empresa.

Evite riscos configurando uma conta de e-mail específica para compras online. Ao fazer isso, as informações das suas contas de e-mail usadas regularmente estarão menos vulneráveis ​​em caso violação de dados envolvendo o site de compras. Outro benefício de se ter um endereço de e-mail específico para compras é que quaisquer ofertas especiais, spams e outros e-mails indesejados irão parar somente nesta conta.

Procure pelo cadeado

Nunca compre algo on-line usando seu cartão de crédito em um site que não tenha criptografia SSL (secure sockets layer) instalada. Você poderá saber se o e-commerce tem SSL através da URL do site (que começará com HTTPS em vez de apenas HTTP). Um ícone de cadeado fechado aparecerá, normalmente, à esquerda da URL na barra de endereços ou na barra de status abaixo, dependendo do seu navegador.

O HTTPS já é bastante comum mesmo em sites que não são de compras. Navegadores como o Google Chrome, por exemplo, sinalizam qualquer página sem o S extra como "não segura".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet