Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Prejuízo

Empresários de MT são prejudicados por falta de água e temem racionamento em 2018

23 Mar 2018 - 16:59

Da Reportagem Local - André Garcia Santana

Foto: Reprodução

Empresários de MT são prejudicados por falta de água e temem racionamento em 2018
Pelo menos 5.800 empresários de micro e pequenas empresas de todo o país, 14% das micro e pequenas empresas mato-grossenses foram atingidas pelo desabastecimento de água em 2017. O dados são da pesquisa " Uso da Água nos Pequenos Negócios", realizada em 2017 pelo Sebrae, 44% dos atingidos adotaram alguma ação para reduzir o consumo. Para 2018, mesmo diante  das registradas no início do ano, 28% dos empresários de Mato Grosso temem enfrentar o racionamento.

Leia mais: 
Obra da maior usina de etanol de milho do Brasil é adiada e empresa aguarda licença ambiental

De acordo com o Sebrae, em âmbito nacional, o levantamento revela que uma em cada quatro empresas (25%) faz tratamento da água antes mesmo de utilizá-la e 21% adotam medidas preventivas contra o desperdício de água em seus negócios. A troca de máquinas para permitir a redução do consumo é a primeira medida adotada pelos empresários.

Em 2017, os Microempreendedores Individuais (19%) foram os que mais sentiram o impacto do racionamento nos negócios. Lavanderias, lava jatos, salões de beleza, restaurantes, hotéis, padarias, são exemplos de atividades mais atingidas com a diminuição no abastecimento de água.

A diretora técnica da instituicão, Heloisa Menezes, explica que parte considerável dos pequenos negócios já estão sob o impacto da redução do abastecimento ou racionamento, o que inibe o desenvolvimento de novos  investimentos.

"Atuamos fortemente junto aos pequenos negócios para minimizar esses efeitos. O nosso Centro Sebrae de Sustentabilidade disponibiliza uma série de soluções que podem ser colocados em prática pelos empresários. O tema é oportuno e indicado para a agenda empresarial, tendo em vista a realização do 8º Fórum Mundial da Água, no Brasil", diz.

Neste cenário, o Sebrae apresentou no 8º Fórum Mundial da Água 20 ideias e startups, por meio do 'Camp de Ecoinovação: Desafio Água', com soluções inovadoras e sustentáveis para o uso eficiente, reaproveitamento e reuso, redução do desperdício e poluição da água para o setor privado e público, além de todo o trabalho de consultoria e orientação já realizado pelo Centro Sebrae de Sustetabilidade, referência nacional, que está localizado em Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet