Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Economia

Maggi comemorou

Agropecuária é responsável por 70% do crescimento do PIB nacional em 2017

Foto: Reprodução/Internet

Agropecuária é responsável por 70% do crescimento do PIB nacional em 2017
Responsável por 70% do crescimento de 1% no Produto Interno Bruto (PIB), o setor agropecuário registrou alta de 13% em 2017. O resultado anual é o melhor da série histórica, iniciada em 1996. A soma total da produção das riquezas nacionais em 2017 ficou em R$ 6,559 trilhões. Os dados foram divulgados hoje (1º), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com os resultados das Contas Nacionais Trimestrais, o que inclui o fechamento do ano.

Leia mais:
Agronegócio impulsiona PIB com alta de 49%, mas indústria e serviços geram mais emprego e renda

Os números foram comemorados pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. “Parabéns a todos que trabalham pelo Brasil e fazem nosso país crescer! Quero cumprimentar a cada um dos produtores brasileiros, cada um daqueles que transformam os produtos do agronegócio nos produtos que vão para a prateleira, porque essa é a grande vocação que o Brasil tem”, diz em postagem feita na sua página no Facebook.

Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Palis, o resultado da agropecuária foi puxado pelo recorde das safras de milho, com crescimento de 55,2% no ano, e de soja, com aumento de 19,4% na produção em 2017, na comparação com 2016.

“São duas culturas muito importantes na lavoura brasileira", disse a economista. Ela explicou que, do percentual de crescimento do PIB (1%), a maior parte (0,7%) deve-se à agropecuária e parte dos 3% restantes ao setor de serviços, que tem grande peso na economia. O resultado foi também influenciado pelo crescimento em termos reais dos impostos líquidos e subsídios, puxado pelo crescimento em volume, em termos reais, do Imposto de Produtos Industrializados (IPI).

De acordo com Rebeca, a arrecadação de impostos também foi beneficiada pelo crescimento da agropecuária e da indústria de transformação no ano, bem como o aumento nas importações. O Imposto de Importação fechou o ano com crescimento de 7,9% e o IPI subiu 4,1%.

De acordo com a Agência Brasil, apesar de a indústria ter fechado o ano sem registrar crescimento, com peso grande da construção, que teve queda de 5%, Rebeca ressaltou que outros setores tiveram crescimento.

“Olhando a indústria por dentro, a gente vê que quem puxou para baixo foi a construção; as outras três atividades da indústria tiveram crescimento, principalmente as indústrias extrativas [crescimento de 4,3%], puxadas pelo petróleo e minério de ferro, tanto na parte da indústria de transformação [+1,7%] quanto na de eletricidade, gás, água e esgoto [+0,9%]”.

Mato Grosso

Com salto de 14,1% no terceiro trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso teve aumento superior ao registrado na China, onde o indicador subiu 6,8% nos últimos três meses do mesmo ano. Os dois comparativos foram estabelecidos com relação aos números do PIB de 2016. O desempenho mato-grossense também foi superior ao apresentado pela economia brasileira, que cresceu 1,4% para o mesmo período.

Na variação do acumulado anual, ou seja, de janeiro a setembro de 2017, a economia mato-grossense cresceu 13,9%, enquanto a atividade econômica nacional registrou um aumento de apenas 0,6% no mesmo período. Já no acumulado dos últimos quatro trimestres em relação aos períodos anteriores, o Estado registrou crescimento de 10,2% e no Brasil a redução foi de -0,2%.

Por aqui a agropecuária mantém seus dígitos nas alturas, registrando crescimento de 49,8% no último semestre de 2017. Embora o número seja decisivo para a arrecadação, os segmentos da indústria e serviços são apontados como responsáveis por maior geração de emprego e renda, com avanço de 2,6% e 1,7% respectivamente. Os dados fazem parte de levantamento inédito sobre o Produto Interno Bruto (PIB), realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet