Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Encontro com secretário

Corona Energy pode instalar fábrica de placas solares em MT; empresa já tem filial em SP

Foto: Reprodução/Internet

Corona Energy pode instalar fábrica de placas solares em MT; empresa já tem filial em SP
A empresa chinesa de energia Corona Energy Technology pode instalar uma fábrica de placas solares em Mato Grosso. Representantes do empreendimento, Lawrence Liu e Henrique Kao estiveram na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Economico (Sedec), na manhã desta quinta-feira (25) para uma conversa informal sobre a possibilidade de parcerias em novos negócios. No ano passado, o empreendimento instalou em São Paulo uma filial brasileira e já começa a fechar negócios, como por exemplo, em Rondônia onde conseguiu montar um sistema de irrigação solar voltada para a agricultura.

Leia mais:
Ferrovia entre MT e SP teve investimentos de R$ 200 mi e deve receber fertilizantes em abril

O encontro, que contou com a presença do secretário da Sedec, Carlos Avalone e de representantes da agência Desenvolve MT, serviu para apresentar aos visitantes um pouco do atual cenário econômico mato-grossense, com dados e números que revelam o potencial do Estado. A companhia é especializada na produção de produtos de energia eólica e fotovoltaicos e que também atua na comercialização de equipamentos de energia solar como controladores, inversores, produtos domésticos, energia híbrida, entre outros.

“Nossa intenção é conhecer um pouco mais o Estado, saber como podemos investir e sermos parceiros comerciais. Também temos interesse em outros produtos como carne e café, bem como, na área da piscicultura, e sabemos que Mato Grosso é muito forte na exportação dessas commodities. No mundo todo vem se observando o crescimento das energias alternativas, sustentáveis e queremos explorar isso e atingir os países da América Latina”, explicou o diretor operacional, Henrique Kao.
Representantes da empresa chinesa e do governo em reunião nesta manhã. 
Ainda conforme Kao, de olho no mercado externo, em 2017, a Corona abriu um escritório de vendas para organizar estratégias, foi então que o mercado brasileiro se tornou um dos seus pontos de foco devido à sua taxa de eficiência energética e ao mercado doméstico de energia.

De acordo com a Sedec, pela vocação natural do Estado no segmento ‘agro’, este ponto chamou a atenção e os chineses fizeram questão de explicar que o sistema pequeno que comporta quatro placas solares pode beneficiar os produtores e agricultores locais, pois tem custo inicial de cerca de R$6 mil.

Ciente de que o grupo já está firmando parcerias em outros Estados, como Rondônia e Pará, Avalone ressaltou algumas características que fazem de Mato Grosso um local oportuno para investir, tanto pela sua localização estratégica tendo como vizinhos, países sul-americanos como a Bolívia e o Paraguai, e as rotas de escoamento do produto que podem ser feitas pelos rios, além da ZPE de Cáceres que está sendo construída e irá facilitar as operações de importação e exportação.

“Queremos continuar no radar de vocês, peço que voltem para realizarmos outras conversas futuras e, quem sabe, firmarmos parcerias, pois, apesar do gigantismo nos números apresentados aqui, o atual governo também se preocupa com a questão ambiental e vem atuando para reduzir impactos, é aí onde a energia solar pode ajudar”, avaliou.   
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet