Pequenos produtores do interior do Estado tentam viabilizar a comercialização de produtos de origem animal para o todo o território de Mato Grosso. Atualmente, eles só podem vender para clientes em seus municípios de origem. O assunto esteve na puta de debates de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde (320 km de Cuiabá) na terça (28).
Leia mais:
Assentados amargam prejuízos e pedem suspensão de exigências para empréstimo rural em MT
Na ocasião o produtor Anselmo Perin, a exemplo dos demais, atribuiu o problema às exigências do Sistema de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que tratam da inspeção municipal. Diante da situação, uma visita foi agendada para a segunda (4), com o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, para que os agricultores discutam mudanças no projeto.
"Tem um projeto do Susaf parado na Assembleia, e precisa ser aprovado de maneira que beneficie os agricultores familiares, pois estão exigindo que os pequenos produtores atendam as mesmas exigências dos grandes frigoríficos e isso não é possível", defendeu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública (Sinterp-MT), Gilmar Brunetto.
A iniciativa de incentivar o debate com os parlamentares é do Sinterp-MT, Fetagri com participação dos escritórios locais e regionais da Empaer-MT dos municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop, Vera e região, sindicatos, cooperativas, entre várias associações.