Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Média ao ano

Usina em Campo Novo vai gerar mais de 5 mi kWh para moradores da zona rural e 70 comércios

Foto: Reprodução

Usina em Campo Novo vai gerar mais de 5 mi kWh para moradores da zona rural e 70 comércios
A Central Hidrelétrica Seis Lagoas, em Campo Novo do Parecis (400 km de Cuiabá) retomou suas atividades e teve o abastecimento completo de água neste fim de semana, após reforma. A usina deve gerar média anual de 5.140.000 kWh, ampliando o acesso de energia aos moradores da zona rural da região. Além disso, a quantidade é suficiente para abastecer 70 novos pequenos ou médios empreendimentos como padarias, mercados ou restaurantes.

Leia mais:
Mitsubishi em Cuiabá dribla crise com pós-venda e preço competitivo; compra da marca melhora cenário

As informações são do engenheiro e coordenador do projeto, Daniel Tavares. “A partir de agora, será feito o monitoramento da barragem por um período de 30 dias. Nessa etapa todas as condições estruturais são avaliadas para que então o reservatório esteja efetivamente pronto para transportar vazões à Casa de Força”, explica. A autorização para funcionamento já foi emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente SEMA/MT.

Com maior estabilidade das linhas elétricas de distribuição no município, a expectativa é a distribuição seja aumentada. “O acréscimo de potência fornecida pela usina permitirá que moradores do campo, num raio de 20 km, tenha acesso às ligações de energia elétrica”, pontua Tavares.
 
O engenheiro afirma ainda que o montante de 5.140.000 kWh é capaz, por exemplo, de “alimentar durante um ano uma indústria mineradora, que produz calcário e britas para construção civil com produção anual de 500.000 toneladas de material processado”. 
 
Vale destacar que todas as medidas aplicadas seguiram o Plano de Enchimento aprovado pela SEMA/MT, e foram monitoradas pela Pascon - Projetos e Consultoria Ambiental e MH - Consultoria em Engenharia. Os relatórios com os resultados dessas etapas serão entregues ainda este mês para a SEMA, que acompanha todo o processo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet