Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

Seminário

Pequenos produtores debaterão desenvolvimento sócio-econômico em evento com Neri Geller

Foto: Reprodução

Pequenos produtores debaterão desenvolvimento sócio-econômico em evento com Neri Geller
Centenas de pequenos agricultores se reunirão durante o 2º Seminário da Agricultura Familiar de Cuiabá, que acontece na sexta-feira (10). Com o tema “Desenvolvimento Sócio-econômico e Ambiental da Agricultura Familiar de Cuiabá”, a proposta é ouvir, orientar e valorizar os produtores rurais. Dentre os destaques do evento está a palestra com o secretário de Politica Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.

Leia mais:
IFMT vai adquirir mais de 22 mil kg de alimentos da agricultura familiar; preferência é para produtores locais

De acordo com o secretário Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, o evento marca a retomada da pasta da Agricultura. Segundo ele, agricultores de cerca de 40 comunidades rurais cadastradas pela Secretaria estão confirmadas no seminário, que ainda irá entregar certificados de participação no final.

“Fortalecer e trazer informações ao pequeno produtor, abrindo espaço para aproximar a agricultura familiar do poder público é o nosso objetivo. Queremos ser um agente facilitador, que coloque as três áreas comuns, social, ambiental e econômica em equilíbrio, para que os produtos plantados aqui na região venham suprir o consumo interno e, quem sabe no futuro, eles possam ampliar sua comercialização”, diz.

A grade também abordará assuntos como ações desenvolvidas pela Empresa Mato-Grossense de Assistência a Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), para o fortalecimento da agricultura familiar no município e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para mostrar a importância do Associativismo e do Cooperativismo.

O ciclo de palestras e debates ainda vai contar com o Sine Municipal e o Centro Atendimento ao Empreendor – CAE estarão presentes para dar explicações de como se tornar um Micro Empreendor Individual - MEI, como por exemplo, as artesãs da Associação Mulheres de Fibra que em sua maioria já saíram da informalidade e estarão expondo seus produtos. 

O seminário é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, com o apoio da Empaer, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá-MT, Senar e grupo Martinello. A programação acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, das 08h às 16h. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet