A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a realização de uma audiência pública em Cuiabá para o aprimoramento da Minuta do Edital e dos Estudos Técnicos que irão disciplinar a concessão da Ferrogrão entre os municípios de Sinop/MT e Itaituba/PA. O terminal intermodal terrestre no Médio-Norte mato-grossense desafogaria o movimento nos portos já sobrecarregados, como é o caso do porto de Santos (SP) e Paranaguá (PR), além disso minimizaria o tráfego pela BR-163.
Leia mais:
Publicado edital para elaboração de estudos de rodovias privatizadas;obras devem gerar 3,5 mil empregos
A construção da ferrovia demandará investimentos superiores a R$ 10 bilhões e é de interesse das principais tradings do Brasil (ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, Louis Dreyfus), a Ferrogrão, entre os municípios de Sinop (MT) e Itaituba (PA), O porto seco tem como principal função receber as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro.
A audiência pública ainda não tem data marcada, mas as contribuições podem ser enviadas à ANTT entre os dias 30 de outubro e 15 de dezembro deste ano. Uma segunda audiência pública será realizada em Brasília. A concessão deverá se estender por 65 anos e a previsão é que o lançamento do edital e do leilão ocorram no primeiro semestre de 2018.
O debate foi comemorado pelo senador Cidinho Santos (PR/MT). "É uma oportunidade para o Poder Público, dos setores produtivos, das organizações não governamentais e da sociedade civil organizada enviarem suas contribuições para esse processo que é tão importante para o escoamento da produção do Mato Grosso através dos portos da região Norte", afirma o senador Cidinho.