Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Florestal Tech

WWF Brasil se alia a indústrias produtoras de madeira para evitar desmatamento em MT

Foto: Reprodução

WWF Brasil se alia a indústrias produtoras de madeira para evitar desmatamento em MT
 
Em busca por soluções para a redução das mudanças climáticas e por uma economia verdadeiramente sustentável, a organização WWF Brasil se uniu ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) na realização do 1º Florestal Tech. O evento de negócios florestais discute os desafios e as novas tecnologias do setor de base florestal do Estado e contribuir para uma nova visão da sociedade em relação ao uso da madeira tropical.

Leia mais:
Vendedores ambulantes deverão ser retirados das ruas e recolados em pontos fixos

"Queremos levar mais conhecimento para a sociedade e mostrar que o setor de base florestal é, na verdade, um aliado da preservação das florestas", afirmou o presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), José Eduardo Pinto, durante sua fala na abertura do evento.

O analista de conservação da WWF Brasil, Ricardo Russo, apresentou os motivos pelos quais a organização é parceira do setor florestal por aqui. “ A gente vê o esforço diário do setor florestal mato-grossense, representado pelo Cipem, para fortalecer o setor e fomentar o manejo florestal e o interesse em inovação e é de nosso interesse contribuir para isso", afirmou durante a sua apresentação.

Segundo ele, um dos principais desafios é justamente mudar a imagem que uma parcela da população tem em relação ao uso da madeira, relacionando a prática à devastação da natureza. "As pessoas precisam entender que quem faz manejo florestal não faz desmatamento, ao contrário, o setor de base florestal é um dos maiores protetores da floresta, pois precisa dela em pé para continuar existindo", explicou.

De acordo com a organização,  todos  estão trabalhando em parceria na discussão de um projeto que visa trazer para o estado uma plataforma de visa trazer para o estado uma plataforma de madeira beneficiada colada e a tecnologia Wood Frame, dois temas que serão discutidos no evento. "Estamos juntos, Cipem e WWF, olhando para o futuro", concluiu o analista de conservação da WWF Brasil.

O evento começou na quarta-feira (18) e termina nesta sexta-feira (20), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Na programação, painéis tecnológicos e debates sobre novas tecnologias aplicadas ao setor de base florestal com foco no uso da madeira na construção civil, rodada de negócios, exposição de produtos da madeira nativa e Mostra de Arquitetura da Madeira para o Século XXI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet