Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

Incremento

Turismo rural na agricultura familiar é definido por lei em MT e propriedades passarão por adaptações

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Turismo rural na agricultura familiar é definido por lei em MT e propriedades passarão por adaptações
Ações típicas da rotina de quem vive da agricultura familiar passam a ser definidas como atividades turísticas em Mato Grosso. O Projeto de Lei que estabelece o “Turismo Rural na Agricultura Familiar – TRAF” foi instituído na segunda-feira (16), e tem por objetivo fomentar o trabalho dos pequenos produtores, gerando um incentivo a mais para a economia. Para isso, as propriedades terão se adaptar para facilitar a comercialização e demonstração dos produtos alimentícios ou artesanatos.

Leia mais:
Mato Grosso deverá receber recursos para preservação do Pantanal; Comissão debate emendas

As técnicas usadas à produção rural também serão atrativos a mais aos visitantes, bem como incentivos à Educação Ambiental, através de atividades educativas sobre meio ambiente ou atividades agrícolas; serviços de entretenimento, práticas esportivas, passeios, restaurantes e lanchonetes, que ofereçam alimentação típica ou de preparo especial. Inclui, ainda, hospedagem nos estabelecimentos que estejam envolvidos com a produção rural, dentre outros.

As ações inseridas nessa lei visam à realização do turismo ambientalmente correto e justo; incentivos à diversificação da produção, propiciando a comercialização direta; resgate do artesanato regional, da cultura familiar do campo e eventos típicos do meio rural. Também proporcionam a convivência entre os visitantes e a família rural, estimulando atividades produtivas com enfoque no sistema agroecológico.

Deste modo o projeto, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), prevê que os camponeses compartilhem seu modo de vida, o patrimônio cultural e natural, ofertando produtos e serviços de qualidade e bem estar. Em sua opinião o espaço rural já não pode ser mais destinado apenas ao plantio e à criação de animais. "A diversificação das atividades é uma maneira de melhorar as relações sociais entre o campo e a cidade fomentando a geração de emprego e renda.”
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet