Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Fruitattraction

MAPA busca expandir exportação de frutas em Madri; Brasil ocupa 15ª colocação em ranking

Foto: Reprodução

MAPA busca expandir exportação de frutas em Madri; Brasil ocupa 15ª colocação em ranking
O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki segue para mais uma viagem internacional. Nesta segunda-feira (16), ele embarca para Madri na Espanha, acompanhado de empresários brasileiros, para participar da maior feira mundial da fruticultura: A fruitattraction. O Brasil é o terceiro produtor mundial de frutas, sendo superado apenas por China e Índia respectivamente.

Leia mais:


Embora o cultivo seja de mais de 2 milhões de hectares, exportamos apenas 2,5% de sua produção. Isto é, o país ocupa a 15ª posição no ranking das exportações mundiais de frutas.  A cadeia produtiva da fruticultura gera mais de 5 milhões de empregos em áreas onde outras atividades de produção de alimentos não seriam viáveis economicamente, como na região do semi-árido nordestino.

Em uma análise comparativa, o Peru, por exemplo, tem um território de 1,28 milhões  de km2, ou seja, 7 vezes menor que o Brasil, mas, exporta quase 4 vezes mais que o nosso país, chegando a U$ 2,4 bilhões de receita. Já o Chile, que tem o território pouco maior que a Bahia, exporta U$ 4 bilhões, em contraponto ao Brasil,  que exporta apenas algo em torno de U$ 700 milhões.

Para Novacki, é imprescindível que o governo atue para retirar as "amarras" que atrapalham o crescimento do setor agropecuário brasileiro. "A meta é que o Brasil passe de quase 7% para 10% da participação no mercado agro mundial em 5 anos e para isso, temos que criar condições para que todos os segmentos possam se desenvolver e exportar", afirmou o secretário Eumar Novacki. 

O ministério da agricultura em parceria com o setor produtivo, está trabalhando na elaboração de um Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura, que deverá ser lançado até o final deste ano. A expectativa é que o Brasil possa dobrar sua produção de frutas em 5 anos e aumentar, em pelo menos 50%, o volume de exportações nos próximos 3 anos. 

Além da visita à feira, o secretário terá encontros bilaterais com ministros da Espanha e de países que têm boa relação comercial com o Brasil, e fará uma palestra para empresários estrangeiros que pretendem conhecer melhor o setor agropecuário e o potencial brasileiro para produção e exportação de frutas. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet