Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

No Paiaguás

Embaixador alemão se reúne com Taques e elogia combate ao desmatamento no Estado

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Embaixador alemão se reúne com Taques e elogia combate ao desmatamento no Estado
O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, parabenizou o trabalho de agricultura sustentável que vem sendo realizado no estado e destacou a participação de Mato Grosso na Conferência do Clima realizada em Paris em 2015 (COP 21). Durante visita de cortesia ao Palácio Paiaguás, na manhã de segunda-feira (18) ele se reuniu com o governador Pedro Taques (PSDB), que falou sobre ações de combate e fiscalização ao desmatamento.

Leia mais:
Deputado ruralista usa informações falsas sobre indígenas, meio-ambiente e demarcação de terras
- Animais mortos e vegetação destruída: queimadas causam prejuízo ambiental e desesperam agricultores; fotos e vídeos

"Mato Grosso tem papel ativo no COP mostrando que é possível fazer com que a agricultura seja uma fonte de renda e o meio ambiente seja preservado, sem ter necessariamente um conflito, sem aumentar o desmatamento", avaliou Witschel. "Alemanha é o maior mercado para os produtos de Mato Grosso, principalmente soja e por outro lado Mato Grosso também é o mercado maior para os produtores alemães. Podemos estreitar estes laços, aumentar o comercio e sobretudo aumentar nossa cooperação no âmbito do meio ambiente", completou o embaixador.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, a participação de Mato Grosso na COP 23, que será realizada na Alemanha entre os dias 6 e 17 de novembro, foi um dos assuntos discutidos no encontro, no qual Taques lembrou que o pais europeu é um grande parceiro de Mato Grosso e que durante a Conferência do Clima demonstrará os avanços na sustentabilidade ambiental, no desenvolvimento do estado e no respeito as pessoas. "É uma honra receber o embaixador da Alemanha. Em 2015 recebemos seu antecessor, o que mostra que as relações com o pais se estreitam. Queremos nos aproximar cada dia mais, Mato Grosso e Alemanha tem muito a ganhar nessa relação".

Entre os vídeos exibidos durante a visita, que mostraram as potencialidades turísticas e econômicas do estado, destaque para o PCI, que debate estratégias de produzir, conservar e incluir como forma de reduzir as mudanças climáticas. "Queremos produzir cada vez mais, sempre respeitando as regras ambientais, preservando a vegetação nativa, regularizando os Cadastros Rurais e incluindo a agricultura familiar nesse processo. As ações de controle e conscientização tem surtido efeito e temos conseguido grandes avanços na área ambiental", afirmou o governador.

Presentes no encontro, os secretários Carlos Avalone Júnior, de Desenvolvimento Econômico e Carlos Fávaro, do Meio Ambiente explicaram a meta do estado de acabar com o desmatamento ilegal. "Nossa meta, firmada durante a COP 21, é o desmatamento zero em 2020. É uma meta ousada mas estamos caminhando a passos largos na política ambiental e regularização com ações de comando e controle. Precisamos da cooperação internacional para continuarmos avançando no combate ao desmatamento e gerando oportunidades", destacou Fávaro.

A valorização da  agricultura familiar em Mato Grosso também foi lembrada, com a exposição dos planos que promovem a inclusão e aumento de renda de aproximadamente 105 mil famílias, o aumento do atendimento e assistência técnica, acesso ao credito e regularização fundiária. Durante a visita, Taques convidou o embaixador alemão para o Fórum da Amazônia Legal, que será realizado em outubro, no Acre, e abriu as portas para que empresários alemães possam conhecer o estado e analisem novas possibilidades de investimentos. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet