Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

DEFESA SANITÁRIA

Para evitar doenças e pragas, Mato Grosso realiza operação inédita na região de fronteira com a Bolívia

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Para evitar doenças e pragas, Mato Grosso realiza operação inédita na região de fronteira com a Bolívia
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) inicia na terça-feira (12), uma operação inédita de vigilância veterinária e fiscalização na faixa de 15 Km denominada “Área de Vigilância da Fronteira com a República da Bolívia”. O objetivo é reduzir o risco de introdução e/ou instalação de doenças exóticas e pragas quarentenárias já erradicadas no território mato-grossense. Pouco antes do início das atividades, às 09h, a equipe do Indea entregará seis caminhonetes adquiridas por meio do convênio com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Sindicato Rural de Cáceres.

Leia Mais:
- Eumar Novacki anuncia novo modelo de inspeção para daqui a 60 dias pelo Ministério da Agricultura
- Mochila nas costas: Mapa busca mercados na China e Irã para ampliar comércio 

 
A nova estratégia de fiscalização móvel de trânsito e no acompanhamento de bovinos que embarcam e desembarcam será implementada em estabelecimentos rurais, áreas de posse e reservas indígenas dos municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, bem como, aqueles que, devido a vínculo epidemiológico, representam risco sanitário aos rebanhos mato-grossenses.
 
Toda a ação foi desenvolvida em consonância com Mapa, alicerçado pela Guia Técnica de Trabalho para a última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa.
 
“Estamos substituindo a fiscalização que hoje fazemos, parados nas barreiras apenas fiscalizando os veículos que passam durante todo o ano, por essa ação proativa de ida até as fazendas. A nossa motivação é que temos de ser mais efetivos no controle de trânsito e minimizar os riscos, além de aumentar os nossos dados de vigilância na região para podermos avançar para o estágio de retirada da vacinação”, explica a diretora técnica do Indea-MT, médica veterinária Daniella Bueno.
 
Ainda de acordo com veterinária, o plano de retirada da vacinação contra Febre Aftosa gera a necessidade de planejar e implantar uma fase de transição para a continuidade destas atividades e, também, no contexto de integração dos programas sanitários, o que exige uma mudança de paradigmas nos serviços de defesa sanitária animal. “Foi neste sentido que criamos esta nova estratégia de fiscalização, de modo que nos permita alcançar, com ainda mais segurança e rapidez, o objetivo do programa nacional de erradicação da doença”, ressalta.
 
Toda a execução da operação será realizada por seis equipes compostas por dois servidores do Indea, sendo um deles, médico veterinário, que utilizarão as instalações das Barreiras Sanitárias já construídas na região da fronteira como pontos de apoio de onde partirão diariamente para acompanhar os embarques e desembarques de bovinos das propriedades alvo da vigilância.

Além desta atividade, também serão realizadas diariamente fiscalizações volantes de trânsito, que serão executadas por quatro equipes compostas por dois servidores e mais dois policiais militares.
  
Para chegar ao resultado que será implementado a partir do dia 12, a equipe do Indea-MT realizou no início do mês algumas reuniões com representantes do setor produtivo e produtores rurais nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Cáceres.
 
O objetivo foi debater o assunto e desenvolver um bom relacionamento com os produtores rurais da região no sentido de buscar o apoio comunitário para desenvolvimento das atividades de defesa sanitária em prol do fortalecimento e expansão do setor agropecuário de Mato Grosso. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet