Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

SANIDADE DOS PRODUTOS

Eumar Novacki anuncia novo modelo de inspeção para daqui a 60 dias pelo Ministério da Agricultura

Foto: Bethânia Helder / MAPA

Eumar Novacki  esteve na Expointer; antes, no Palácio Piratini, foi homenageado pelo governador Ivo Sartori

Eumar Novacki esteve na Expointer; antes, no Palácio Piratini, foi homenageado pelo governador Ivo Sartori

Depois de reconquistar mercados para a carne, principalmente na Ásia e Estados Unidos, o ministro interino Eumar Novacki, da Agricultura e Pecuária (Mapa), anunciou que, dentro de 60 dias, deverá ser anunciado novo modelo de inspeção sanitária. “Contratamos uma consultoria e esperarmos apresentar um modelo que vai fazer verdadeira diferença para o país, um modelo sem burocracia focado nos resultados. É assim que nós precisamos caminhar”, afirmou, após participa de visita à Expointer, em Esteio (RS).
 
As mudanças, de acordo com o ministro interino, contribuirão para aumentar as exportações brasileiras no setor do agronegócio e atingir a fatia de 10% do mercado mundial no setor, que é a meta do ministério para os próximos cinco anos. Atualmente, essa participação é de 6,9%.

Leia Mais:
- Novacki recebe homenagem no RS e pede que agronegócio brasileiro mantenha foco para chegar a 10% do mercado

- Maggi anuncia aumento na exportação de carne para a China; acordo foi firmado durante visita ao país 


O plano Agro+, que já completou um ano com mais de 700 ações de modernização e de desembaraço realizadas, foi outro instrumento do Mapa voltado para a redução de custos e aumento da competitividade.
 
“Estamos fazendo um trabalho que vai gerar frutos, lá na frente. Em momentos de crise, precisamos ser mais ousados para fazer as mudanças que o Brasil precisa”, argumentou o ministro interino, que substitui o senador mato-grossense Blairo Maggi (PP), em viagem à China.
 
“Não há crise que resista ao trabalho”, destacou, acrescentando que “o agronegócio é a locomotiva da economia, sendo responsável por cada um de três empregos e quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB).
 
Pouco antes, durante cerimônia no Palácio Piratini, Novacki recebeu homenagem do governador José Ivo Sartori,  do Rio Grande do Sul, “por contribuir com a implantação de Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRABs)”.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet