Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 22 de outubro de 2019

Notícias / Agricultura Familiar

Saiba quanto, onde e como é a produção e a comercialização da agricultura familiar em Mato Grosso

Da Redação - Lázaro Thor Borges

01 Set 2017 - 16:51

Foto: Assessoria

Secretário Suelme Fernandes, durante lançamento da plataforma (01/09)

Secretário Suelme Fernandes, durante lançamento da plataforma (01/09)

Uma plataforma lançada pelo Governo do Estado na tarde da última quinta-feira (31) promete mapear e detalhar a produção e a comercialização da agricultura familiar em Mato Grosso. Os dados são divididos por municípios e fazem um diagnóstico do setor.

Leia mais:
Governo estuda construir hidrelétricas que vão inundar área de floresta cinco vezes maior que Cuiabá


O lançamento da plataforma foi feito durante o 1º Encontro da Agricultura Familiar de Mato Grosso. O evento também contou com o lançamento do O Plano Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso (PEAF MT), que foi desenvolvido pelo governo com a ajuda de pelo menos 99 municípios e outras 880 pessoas entre fevereiro e abril de 2017.

A expectativa da Secretaria Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (Seaf – MT) é que tanto a plataforma como o plano possam conduzir gestores municipais durante o processo de elaboração de políticas públicas para o setor.

O plano elaborado pela Seaf valerá até 2030 e deve ser reavaliado a cada quatro anos. O projeto não é capaz de solucionar de uma vez todas as demandas do setor nem apresentar soluções definitivas, como admite a própria Secretaria, mas deve ser usado como um “instrumento orientador” pelo poder público, é o que define a assessoria da pasta.

Os interessados poderão acompanhar a efetividade das diretrizes e ações previstas no plano em seus municípios e territórios pelo link www.seaf.mt.gov.br, por audiências públicas, pelo portal da transparência, pela ouvidoria e telefone 162 e por reuniões locais.

O PEAF é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), em parceria do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto Centro de Vida (ICV), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) e Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS/MT.

Plataforma pioneira

Na plataforma da Seaf, pode-se encontrar todas as informações detalhadas e organizadas dos 141 municípios do Estado, no que tange regularização fundiária, crédito, assistência técnica e extensão rural e entre outros. O secretário Suelme Fernandes classifica a ideia como “inédita e pioneira”.  

"Esta será uma plataforma importantíssima para o planejamento das ações referentes à agricultura familiar. Há recursos, há determinação política, há um comando, há uma direção e há um plano. Agora é a hora de colocar esse plano no chão", afirma o diretor-executivo do IPAM-Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), André Guimarães, que também acompanhou o lançamento da ferramenta.

Acesse a plataforma pelo link:  https://agriculturafamiliarmt.firebaseapp.com

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Joel Bino do nascimento
    02 Set 2017 às 04:19

    Nossa gente , na maioria é carente em informações Este evento, com as palestras direcionadas a agricultura familiar, com informações específicas. Nós sonhamos e criamos um horizonte. Graças a gestão Pedro taques, com a felicidade de termos um secretário arrojado voltados para o pequeno agricultor. Uma equipe que não mede esforços , para que o produtor volte para seus afazeres, cheio de novas espectativa e sonho. Para fazer um mato grosso de sucesso. Parabéns Suelmes e equipe. Deus abençoe a tds

  • Gilmar
    01 Set 2017 às 18:09

    Como vcs puxam o saco desse cara. Tá louco!

Sitevip Internet