Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Logística

Maior ponte do estado

Governo inaugura a maior ponte do estado que liga MT a Goiás; veja vídeo

Foto: Divulgação

Ponte fica sob o Rio Araguaia, no município de Cocalinho

Ponte fica sob o Rio Araguaia, no município de Cocalinho

Em projeto conjunto com o estado de Goiás, o Governo do Estado do Mato Grosso inaugurou neste sábado (29), a maior ponte já construída no estado. Ela liga os municípios de Cocalinho (567 km de Cuiabá), que fica em Mato Grosso, à cidade de Aruanã (545 km de Cuiabá), que fica no estado vizinho de Goiás.

Leia também:
Ministério dos Transportes anuncia conclusão de oito pontes até 2018 na BR-242

Após 18 anos de espera, o momento foi celebrado por ambos estados e seus governadores. A finalização após 12 anos de obras, foi possível através do compromisso firmado por Taques, que assumiu o encabeçamento da ponte que custou R$ 2 milhões, em um encontro com o governador de Goiás, Marconi Perillo.

A ponte de 577 metros foi concluída através de uma parceria Público Privada (PPP), foram investidos ao todo, mais de R$ 32 milhões. A ponte inaugurada vai ajudar a fomentar o agronegócio e o turismo local, principalmente com os festivais de praia da região, como pontua Marcelo Duarte, secretário de Estado de Infraestrutura. “Essa ponte vai marcar uma nova era para o Araguaia. É um projeto audacioso e bastante arrojado de engenharia, que tem esse detalhe do vão central bastante alto, prevendo uma futura navegação no Rio Araguaia”.

Marconi Perillo, que atualmente está em seu quarto mandato como governador de Goiás, relembra o início do lançamento do projeto, quando o estado era governado pelo falecido Dante de Oliveira. “Em 2001 eu vim aqui com o governador Dante de Oliveira quando lançamos esse projeto que começou muito tempo depois. Foi um sonho que eu lutei por anos e só agora, no final do meu quarto mandato eu pude realizar, porque você (Pedro Taques) comprou essa ideia de que Goiás e Mato Grosso deveriam estar mais próximos. Parabéns pela sua luta e seu trabalho”, disse Perillo, felicitando e agradecendo ao atual governador de Mato Grosso.



Perillo e Taques percorreram de barco o rio Araguaia que fica sob a ponte inaugurada. A ponte tem uma elevação de 50 metros da linha d'água, possibilitando a navegação comercial nesse trecho do rio durante todo o ano, além de 350 metros do lado mato-grossense e 800 metros de aterro do lado goiano, garantindo mais segurança para os usuários da ponte por eventuais danos causados por chuvas na região.

Taques ressaltou a importância da obra, e como ela facilitará a vida do cidadão mato-grossense no Vale do Araguaia. “Essa ponte significa o desenvolvimento e progresso dessa região. O Vale do Araguaia já foi conhecido como vale dos esquecidos, hoje é o vale da esperança, para mato-grossense e goianos. Quando assumi o governo do Estado, de Querência para cima havia 80 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas, hoje nós temos 160 quilômetros a mais de rodovias pavimentadas. Nós vamos tirar este vale do esquecimento! Nós fizemos em dois anos e de gestão 1800 quilômetros de estradas. Nós precisamos mostrar ao Brasil que o Brasil precisa do Centro-Oeste e isso só é possível com lideranças como você Perillo”, pontuou Taques, a nova obra economiza cerca de 200 km para os moradores da região, que agora não precisaram descer até Barra do Garças para chegar a Goiás e a Brasília.

Marconi reforçou a relevância do projeto na sua vida, além de relembrar seu primeiro parceiro. “Quero aqui sugerir ao amigo Pedro Taques, aos deputados estaduais de Mato Grosso e Goiás, que essa ponte se chame Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira”, reafirmando que no ex-governador, encontrou um idealista do projeto, assim como Taques.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet