Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política

​Códex Alimentarius

Novacki articula candidatura do Brasil a instância internacional de padronização de alimentos

Novacki articula candidatura do Brasil a instância internacional de padronização de alimentos
Com objetivo de articular uma candidatura brasileira ao Códex Alimentarius Comission, o secretário executivo do ministério da Agricultura, Eumar Novacki, esteve reunido nesta quarta-feira (12) com o diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), embaixador Roberto Azevedo, e com o diretor geral da Organização para Agricultura e Alimentação da ONU (FAO), Graciano José Francisco Graziano da Silva.

Leia mais:
Novacki explica medidas adotadas por ministério e efeitos da Carne Fraca em encontro na Suíça

O Códex Alimentarius Comission, entidade das Organizações das Nações Unidas (ONU) criada em 1963, é responsável pela padronização, qualidade e segurança dos alimentos produzidos no mundo que são inseridos no Códex Alimentarius. A comissão é reconhecida pela Organização Mundial do Comércio como ponto de referência internacional para resolução de disputas sobre segurança alimentar do consumidor.

Tendo uma cadeira no Códex, o Brasil terá participação ativa nas decisões sobre uso ou proibição de agrotóxicos, padrões para carne, peixe, laticínios, vegetais, cereais, óleos etc. Como um dos países com maior produção de alimentos, visto como “Celeiro do Mundo”, ter uma posição no Códex é considerado de suma importância estratégica econômica para o Brasil.

Essa é mais um das ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para consolidar o mercado internacional e firmar bases para aumentar ligações econômicas com outros países após os efeitos da Operação Carne Fraca. Recentemente, o secretário Eumar Novacki viajou para Suíça, onde participou de diversos eventos com parceiros comerciais do Brasil  para falar sobre a qualidade e segurança de alimentos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet