A reforma no porto da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) em Cáceres atingiu cerca de 95% e a expectativa é que em breve sejam liberados os licenciamentos ambiental, operacional e dos bombeiros por parte da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A reabertura do porto mato-grossense visa a exportação de grãos pela Hidrovia Paraguai/Paraná, que engloba Brasil, Bolívia, Argentina e Uruguai, com o intuito de reduzir o preço do frete.
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Há seis meses o Governo de Mato Grosso e a Associação Pró-Hidrovia (APH), formada por produtores rurais da região Oeste, assinaram um termo de cooperação visando à retomada da navegação no Estado como forma de escoamento da produção de grãos por meio do porto de Cáceres.
A reativação do Porto de Cáceres é considerada essencial pelo Governo de Mato Grosso para a integração comercial com a América do Sul pela Hidrovia Paraguai-Paraná e o fortalecimento da logística dos produtos da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), como o Agro Olhar já comentou.
Segundo informações a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), o governador Pedro Taques desde que assumiu o Poder Executivo teve a preocupação de recuperar a viabilidade de exportação do porto.
O termo de cooperação assinado entre o Poder Executivo e a Associação Pró-Hidrovia (APH) visa o interesse na viabilidade da zona portuária para expandir a zona de exportação de grãos pela região Oeste do Estado.
De acordo com o presidente da Associação Pró-Hidrovia, Vanderlei Reck Júnior, foram realizados serviços de limpeza, manutenção e implementamos sistema de segurança. Além disso, foi realizada a contratação de vigias, monitoramento por câmera, entre outros. Os trabalhos tiveram conhecimento técnico e apoio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e a Metamat, incluindo a liberação de licenças.
A associação trabalha ainda para a reabertura de mercado externo para a soja produzida em Mato Grosso, através do escoamento pelo Hidrovia Paraguai/Paraná, ao lado do porto da Metamat em Cáceres.