Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

​negociação

Produtores declaram apoio ao Parque Ricardo Franco mas pedem direito à propriedade

Foto: Assessoria

Produtores declaram apoio ao Parque Ricardo Franco mas pedem direito à propriedade
A Associação dos Produtores da Ricardo Franco (APROFRANCO), em Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá), se reuniu com deputados estaduais da Comissão Especial de estudos do Parque Serra Ricardo Franco, no último domingo (7), e cobrou a garantia de segurança jurídica e direito à propriedade. Apesar disso, os membros da associação fizeram questão de ressaltar que são favoráveis ao parque.
 
Leia também:
Pedro Taques diz que só plano de manejo vai definir se governo retira moradores do Parque Ricardo Franco
 
O produtor rural Zigomar Ferreira Franco Filho, membro da diretoria da associação explica que os 127 produtores da região estão preocupados com os rumores que surgiram nos últimos dias de que alguns proprietários teriam invadido a área do Parque.
 
“Isso é uma grande inverdade, pois 100% dos produtores são regulamentados e possuem documentação. Usaram até o termo grileiro, mas quando o Parque Estadual Serra Ricardo Franco foi criado, os produtores já estavam na região, e chegaram lá por aquisição das terras, sendo que foi o Parque que invadiu as terras dos proprietários”, argumenta. “Com a nova legislação do Código Florestal de 2008, criou-se a possibilidade para quem já havia desmatado área de reserva legal fazer a compensação em outra área, livrando as propriedades de qualquer penalidade. Isso aconteceu com produtores rurais do país inteiro”, completa.
 
Proposta
  
De acordo com Zigomar Franco, a reivindicação da Associação dos produtores do Parque Estadual Serra Ricardo Franco é de que haja a redesignação do Parque, respeitando as áreas abertas e produtivas, assim como a criação de um plano de manejo, considerado essencial para a exploração sustentável da região, a exemplo do ecoturismo, no qual pode ser mais bem explorados recursos naturais como é o caso da cachoeira do Jatobá, a maior do Estado, com 248 metros de queda.
 
“Nós produtores rurais que moramos na região nunca quisemos a extinção do parque. Pelo contrário, somos verdadeiros guardiões do local. Para se ter ideia, fomos nós que disponibilizamos os recursos para auxiliar no combate ao incêndio que consumiu grandes proporções do parque no ano passado. Tudo isso para mostrar que é importante ficar claro para a sociedade que só estamos buscando segurança jurídica”, explica Zigomar Franco.
 
Durante a reunião, os produtores rurais reivindicaram aos membros da Comissão Especial que acompanhem estudo pactuado entre o Ministério Público e o Governo do Estado, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para dar celeridade e garantir um prazo.
 
Comissão ALMT
 
O deputado Leonardo Ribeiro Albuquerque (PSD) afirma que a Comissão Especial do Parque Estadual Serra Ricardo Franco na AL continuará os debates em relação à situação do Parque e mais setores da sociedade serão ouvidos. “Assim como os produtores da região de Vila Bela, também sou contra a extinção do Parque. O que todos queremos é que haja segurança jurídica para todos”.
  
O relator da comissão especial da ALMT, deputado Adriano Aparecido Silva (PSB), diz ter notado que os produtores rurais estão em uma situação de muita insegurança jurídica, o que acaba por diminuir as expectativas de investimentos na região com medo de em algum momento acontecer retaliação ou punição pelos órgãos estatais de fiscalização.
 
“Queremos um debate franco e justo com todas as partes interessadas, principalmente, os produtores rurais que desde a criação do parque, ‪há 20 anos, nunca foram procurados pelo governo para resolver a situação do Parque”, ressalta o deputado Adriano Silva.
 
O parque
 
O Parque Estadual Serra Ricardo Franco foi criado pelo Decreto nº 1.796, de 4 de novembro de 1997, pelo então governador Dante de Oliveira (PSDB), já falecido. A área tem 158,621 mil hectares, sendo que 39,851 mil ha são de áreas cultivadas. Zigomar Franco afirma que do total de área utilizada para agricultura ou pecuária (39 mil ha), 37,342 mil ha ou 93,7% foram desbravadas antes de 2008, quando entrou em vigor o Decreto Federal n. 6.514, de julho de 2008, que dispõe as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet