Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

298 anos

Sindicato Rural busca consolidação de Cuiabá como ‘capital do agronegócio’ veja fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Sindicato Rural busca consolidação de Cuiabá como ‘capital do agronegócio’  veja fotos

Capital de Mato Grosso, estado celeiro da produção agropecuária de Mato Grosso, Cuiabá busca consolidar o título de “capital do agronegócio”. Localizado na região central do município o Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro é a principal chave para tal concretização, que vem sendo discutida desde a época dos jogos da Copa do Mundo de 2014, tanto que passará por uma transformação para abrigar tanto eventos voltados para o universo agropecuário quanto para atender a população, como espaço para shows, por exemplo.

Cuiabá está situada no Centro Geodésico da América Latina e conta, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com uma população de 585.367 pessoas. Conforme o Instituto, a capital mato-grossense em 2014 registrou um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 20,52 bilhões.

Leia mais:
Cuiabá e municípios do agronegócio somam 54,6% do PIB de Mato Grosso
 
“Não queremos transformar Cuiabá na capital do agronegócio. Nós queremos consolidar e esperamos isso até os 300 anos do município”, pontua ao Agro Olhar o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires.
 
Pires revela que o Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, localizado na Avenida Beira Rio, passará por uma transformação para isso. “Nós temos aqui uma área de 170 mil metros quadrados para transformar o Parque de Exposições numa referência do agronegócio mato-grossense e brasileiro. Uma versão mato-grossense do que hoje é a Agrishow de Ribeirão Preto (SP)”.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá pontua que “queremos estar entre as principais exposições do Brasil, trazendo para cá os melhores níveis de conhecimento”.
 
O parque conta hoje com 60% de sua infraestrutura pronta e sua reestruturação urbanística é desenhada pelos arquitetos Antônio Carlos Cândia e Jhonny Rother. “Nós não podemos ter aqui um lugar desses no centro de Cuiabá realizando um evento apenas por ano. Além da Expoagro, queremos montar um calendário de eventos trazendo de volta a Exposição de Pequenos e Médios Animais, queremos trazer a semana do cavalo e atrair ainda mais a população. Estamos, inclusive, com a ideia de trazer a feira dos municípios aqui para dentro do parque para que possam mostrar a sua produção tanto na área agrícola quanto na área cultura e artesanal, também”.
 
Segundo Jorge Pires, “queremos fazer realmente do parque de exposição, e principalmente de Cuiabá, a grande vitrine de amostra de Mato Grosso. E, aproveitar para fazer jus a tudo com o que Cuiabá já fez pelo interior de Mato Grosso, como sede da capital e como sede do poder do estado”.

Transferência do parque de local
 
A transferência do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro da Avenida Beira Rio para o bairro Parque Cuiabá chegou a ser discutida durante os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, porém os projetos não tiveram andamento diante impasses entre o Governo de Mato Grosso e o proprietário da área escolhida para ser a sede do novo parque.
 
“Como a mudança não se concretizou, nós vamos ficar na nossa casa, cuidar dela e transformar ela. A localização nos ajuda muito. É privilegiada. Tem os prós e os contras, mas se você conseguir colocar vários eventos, como queremos fazer durante o ano, nós podemos ter tanto eventos com apelo popular, inclusive queremos transformar isso aqui num centro de realização de shows e encontros para a população, como podemos ter várias atividades ao longo do ano de origens técnicas”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet