Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Ainda é baixo

Mato Grosso registra índice de 37% apenas em transparência de informações ambientais, revela ICV

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Mato Grosso registra índice de 37% apenas em transparência de informações ambientais, revela ICV
Detentor de três biomas (Cerrado, Pantanal e Amazônia), Mato Grosso registrou um índice de 37% de transparência das informações. O percentual é 12% superior ao resultado verificado em 2014 na análise da "Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal", divulgado nesta quinta-feira, 06 de abril, pelo Instituto Centro de Vida (ICV).
 
Em 2014, o ICV publicou uma avaliação da transparência das informações florestais em Mato Grosso que apontaram na época um índice de transparência ativa de 25%. Apesar da melhora de 12%, segundo especialistas do Instituto, Mato Grosso ainda está longe de ser um "gigante" na transparência das informações ambientais".

Leia mais:
Europa investe em Mato Grosso cerca de cinco milhões de euros em projetos voltados para a produção sustentável
 
O levantamento apresentado nesta quinta-feira foi realizado entre os meses de agosto e dezembro de 2016. A cadeia produtiva da pecuária (52%) e soja (50%) foram os setores que apresentaram os maiores índices de transparência das informações ambientais, enquanto a regularização fundiária apresentou apenas 11%.
 
"Os principais resultados apontam que temos uma melhora significativa na parte de atendimento ao cidadão, porém as informações que estão disponíveis ao público ainda precisam melhorar. Precisamos evoluir na qualidade dessas informações e na disponibilização delas", comenta a analista de gestão ambiental do ICV, Ana Paula Valdiones.
 
Conforme Valdiones, falta divulgação de informações consideradas essenciais para o controle das informações e melhora na qualidade das mesmas, como é o caso do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e das Guias de Trânsito Animal (GTA) que facilitam o controle ambiental de cadeias importantes.
 
A expectativa, segundo a analista de gestão ambiental do ICV, é que haja uma ampla transparência das informações do CAR a partir do lançamento do sistema estadual.
 
A diretora adjunta do ICV, Alice Thuault, pontua que a disponibilização de informações é a base para permitir o controle social. De acordo com ela, sem informações um órgão público não consegue saber o que o outro está fazendo. "A disponibilização de informação vai facilitar para todos acompanharem o que está sendo feito".
 
Regularização fundiária
 
A regularização fundiária teve apenas índice de 11% de transparência das informações, aponta o levantamento do ICV. A analista de gestão ambiental do Instituto, Ana Paula Valdiones, explica que as informações disponibilizadas pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) "é muito baixa", como é o caso do nome e localização de assentamentos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet