Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Economia

Comida sobre rodas

Mobilidade de Food Trucks garante até 30% a mais de lucro do que com pontos fixos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

De lanches a comidas típicas, wraps e doces, a mobilidade dos Food Trucks chega a permitir lucratividade maior que pontos fixos

De lanches a comidas típicas, wraps e doces, a mobilidade dos Food Trucks chega a permitir lucratividade maior que pontos fixos

A mobilidade permitida pelos Food Trucks pode trazer para o empresariado ganhos de aproximadamente 30% superior em comparação a pontos fixos e feirinhas realizadas em praças, como as das praças Santos Dumont e João Bueno em Cuiabá. Na capital mato-grossense a “cozinha sobre rodas” a cada dia ganha novos empreendedores e diversas variedades gastronômicas como churros, wraps, comidas típicas, hambúrguer, entre outros.
 
O termo Food Truck, bem como a forma como os alimentos são comercializados nesta modalidade, foi importado dos Estados Unidos. Os Food Trucks são veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições nas ruas. A cozinha sobre rodas é considerada uma opção de negócio para quem pensa em investir no mercado da alimentação e gastronomia.

Leia mais:
Alternativa na crise, 'lanches de rua' apostam em promoções e combos a R$ 24,90; Veja Fotos
 
A possibilidade de trafegar por Cuiabá e até mesmo por Várzea Grande possibilita um ganho de aproximadamente 30% a mais que permanecer em um ponto fixo ou feirinhas realizadas em praças na região Central da Capital mato-grossense ou bairros, segundo proprietários de Food Trucks. Outro ponto destacado é a comodidade de não ter que “descarregar” os equipamentos de preparos e panelas e ter que montar uma barraca.
 
Dos cinco anos de existência do “Roger’s Fresh Food”, especialista em wrap, Rogério dos Santos revela que há um ano trabalha com Food Truck. “Antes era somente em feira. Consigo com o veículo ir para diversos lugares, o que me permite até a ter uma rentabilidade maior ante pontos fixos”, comenta ao Agro Olhar. O local mais longe ao qual foi, revela Rogério, foi o bairro Ipase em Várzea Grande.


 
A mobilidade também é destacada por Maria Alice Lanzieri, sócia-proprietária da Rosana Pavão Comidas Típicas. Há três meses com o veículo, Maria Alice comenta que “se consegue ir a qualquer lugar, é mais prático e chama mais a atenção”. Pioneira em comida de rua em Cuiabá, “Rosana Pavão Comidas Típicas” surgiu há cerca de 17 anos com pratos típicos, como Maria Izabel, na Praça Santos Dumont, e hoje está também no Food Park Manacá.
 
Maria Alice comenta que entre as vendas no Food Truck, Food Park e na feirinha na Praça Santos Dumont chega a atender até 500 refeições. “Com o Truck, além dos tradicionais Maria Izabel e Bobó de Galinha, conseguimos implementar o risoto entre nossos pratos. A cozinha móvel nos permite essa ampliação do cardápio”. Na Rosa Pavão Comidas Típicas os pratos variam de R$ 18 a R$ 25.
 
Mas não são só de salgados os Food Trucks são “movidos”, os doces a cada dia ganham espaço, como é o caso dos churros. Há três anos Bruna Batista trabalha com churros em Cuiabá, sendo com o Food Truck há dois meses. Ela não revela o quanto trabalhar com o veículo permite em termos de ganhos. Inicialmente a empreendedora entrou na atividade com quiosque em um shopping da Capital e em eventos, como festas de aniversário e casamento. Proprietária do Food Truck “Top Churros” Bruna comenta que por noite vende em torno de 100 churros. Os preços variam de R$ 10 a R$ 35, no caso de uma bag com aproximadamente 50 unidades de churros onde a pessoa pode assar em casa.


 
Os empreendedores comentam que tanto Cuiabá quanto Várzea Grande tem espaço para todos e que as “feirinhas de Food Trucks” auxiliam, inclusive, na divulgação dos produtos e nomes.
 
Iniciar um negócio
 
Segundo o coordenador do Núcleo Começar Bem do Sebrae-MT, Márcio Machado da Silva, independente do tipo de empresa, o que inclui o Food Truck, é importante que o empreendedor faça de forma antecipada uma análise do mercado e estude o perfil do público  dele para estruturar o empreendimento e ter menor chance de vir a fechar as portas.
 
O coordenador do Sebrae-MT destaca que os Food Trucks são uma tendência de mercado hoje no Brasil. “Quando se fala de tendência é ideia que vai perpetuar e embora seja tendência é preciso ter precaução como qualquer outro negócio. É importante que o empreendedor tenha consciência da regra do negócio. Ele precisa entender para não ter surpresas pela frente”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet