Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Clima

estiagem

Municípios de Mato Grosso tem situação de emergência por seca homologada por Taques

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Municípios de Mato Grosso tem situação de emergência por seca homologada por Taques
Mais dois municípios tiveram decreto de "Situação de Emergência" em decorrência à seca na última safra homologados pelo Governo de Mato Grosso. Os decretos constam no Diário Oficial do Estado (DOE) que circula nesta segunda-feira, 26 de setembro. No Estado são 26 municípios afetados "gravemente" pelo déficit hídrico, dos quais seis com situação de emergência homologada pelo governador Pedro Taques.

Tiveram situação de emergência homologada, segundo o Diário Oficial do Estado, os municípios de Nova Xavantina e Canabrava do Norte. No início de setembro, o Governo de Mato Grosso havia homologado decreto para os municípios de Água Boa, Cláudia, Novo São Joaquim e Querência.

Leia mais:
Defesa Civil reconhece situação de emergência em Mato Grosso devido seca

Segundo o Diário Oficial do Estado, as homologações constam nos decretos nº 705 (Canabrava do Norte) e nº 706 (Nova Xavantina).

Os decretos, assinados pelo governador Pedro Taques, possuem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogados para mais 90 dias.

Na última semana a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional, publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 175 reconhecendo situação de emergência nos municípios de Água Boa, Cláudia e Querência.

No Estado o stress hídrico provocou cerca de 9 milhões de toneladas de perdas somente entre a soja e o milho. Culturas como feijão e algodão também tiveram quebras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet