Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

Algumas variedades

Sem semente de soja para replantio, Aprosoja diz que cautela é necessária em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Sem semente de soja para replantio, Aprosoja diz que cautela é necessária em Mato Grosso
Com previsão da chuva em Mato Grosso ocorrendo a partir da segunda quinzena de outubro, o produtor de soja terá de ter paciência e cautela para evitar um possível replantio do grão, principalmente da variedade precoce. Tudo porque “não há” sementes. O período do Vazio Sanitário da Soja no estado encerra no próximo dia 15 de setembro. A expectativa é que sejam colhidas 29,385 milhões de toneladas, 6,87% a mais que as 27,497 milhões de toneladas colhidas na safra 2015/2016.

A perspectiva é que sejam semeados no estado 9,229 milhões de hectares nesta safra 2016/2017. Um leve incremento de 0,28% ante os 9,203 milhões de hectares do ciclo passado.

Apesar da semeadura estar liberada neste final de semana, os sojicultores deverão esperar pela chuva para iniciar os trabalhos. Segundo o meteorologista do Climatempo, Alexandre Nascimento, as chuvas em Mato Grosso irão atrasar.

“Embora já tenham sido verificadas algumas pancadas de chuva pelo país, o solo continua muito seco. A chuva vai demorar um pouco para chegar e o plantio pode ser prejudicado no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e nas regiões Norte e Nordeste. Já Mato Grosso do Sul, São Paulo e o sul do Brasil continuam sujeitos a chuvas mais regulares”, explica o meteorologista.

Leia mais:
Preocupados com clima e crédito produtores de soja iniciam plantio dia 16 em Mato Grosso

A safra 2016/2017, ao contrário do ciclo 2015/2016 que foi sob influência do fenômeno El Niño, terá o La Niña com chuvas mais frequentes. Em agosto, chegou-se a registrar em algumas propriedades em torno de 70 milímetros de chuva, porém a umidade não é o suficiente para o plantio da soja. Há cerca de 10 dias, segundo produtores e entidades, não chove no estado.

Para a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) é “arriscado o produtor colocar o plantio no pó”. A orientação, conforme o presidente da associação que representa os sojicultores mato-grossenses, Endrigo Dalcin, é que o produtor não arrisque e espere pela regularização da chuva.

“Com certeza o ideal é esperar até a segunda quinzena de outubro, porque temos uma incerteza quanto à quantidade de semente”, pontua Dalcin. O presidente da Aprosoja-MT explica que a incerteza é quanto ao replantio caso haja perdas de germinação em tais áreas semeadas onde a chuva não caiu. “O produtor não pode errar na primeira safra da soja. Nós precisamos recuperar as perdas que tivemos no ciclo 2015/2016 tanto na soja quanto no milho”.

O clima atípico em Mato Grosso neste segundo semestre de 2016 tem chamado a atenção dos produtores e a cautela é reforçada pelo setor agrícola, principalmente diante o endividamento. “É preciso ter cuidado. Essa ânsia de plantar cedo é da escolha de cada um”, salienta o presidente da Câmara Setorial da Soja no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Glauber Silveira.

Conforme Silveira, assim como há produtores que já estão com todos os insumos em casa, há aqueles que aguardam a chegada de adubo e aqueles ainda não adquiriram todos os insumos. “Não é um ano que está tudo bem. Tem toda uma questão do limite de crédito”.

Colheita

A maior preocupação, pondera o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, não está de fato com o plantio, mas sim com a colheita. “O excesso de chuva não é preocupante em relação à semeadura, mas sim à colheita. Ano de La Niña é bastante chuvoso, em especial fevereiro e março exatamente no período que colhemos boa parte da soja do estado. Isso pode trazer não apenas perdas de produtividade, mas também em ganhos ao produtor”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet