Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 12 de novembro de 2019

Notícias / Agricultura Familiar

Suspensão de benefícios do Pronaf traz risco à agricultura familiar, diz Cidinho Santos

Da Redação - Viviane Petroli

29 Jul 2016 - 08:25

Foto: Assessoria

Suspensão de benefícios do Pronaf traz risco à agricultura familiar, diz Cidinho Santos
O bloqueio de benefícios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pode trazer riscos para a agricultura familiar. Somente em Mato Grosso podem ser suspensos 66 mil benefícios. A decisão da suspensão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP's) é do Tribunal de Contas da União (TCU).

Leia mais:
Senador de Mato Grosso e agroindústrias apresentam demandas para Michel Temer

A medida, segundo o senador mato-grossense Cidinho Santos (PR-MT), pode trazer riscos para a atividade. A suspensão do beneficio atende ao acórdão 775/2016 TCU-INCRA. O relatório aponta que o Pará lidera com 79,4 mil beneficiários bloqueados, seguido de Mato Grosso com 66,6 mil.

Cidinho, em reunião nesta semana com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri-MT), externou preocupação com a situação. “Tenho defendido a necessidade de regularização dos pequenos agricultores para a sustentabilidade dos seus negócios e me comprometi a analisar a situação e ver de que forma podemos interceder junto ao TCU para apresentar as reivindicações da entidade e desse segmento tão importante para o país”.

O presidente do Fetagri, Nilton José Macedo, pontuou durante o encontro que em Mato Grosso são cerca de 110 mil famílias de pequenos agricultores. Segundo ele, a suspensão dos 66 mil DAP's agrava ainda mais a situação do setor.

De acordo com Cidinho Santos, antes da suspensão deveria-se haver uma tentativa de acordo. "Hoje se for fazer um recadastramento dessas pessoas com certeza vai demorar mais de um ano para ser feito".

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Paulista
    31 Jul 2016 às 07:49

    O senador é favorável ao fim do governo Dilma. Só que quem está acabando com à agricultura familiar é o temer.

  • Agricultor
    30 Jul 2016 às 18:31

    Ué!!! Temer não era o cara? Cadê os fora Dilma? Sabe o que eu acho??? Eu acho pouco!

  • jean araguaia
    30 Jul 2016 às 08:03

    CARO ROGER ACHO QUE VC ESTA BEM ENGANADO ESTE BLOQUEIO FOI FEITO EM JANEIRO 2016 PELO TEU PT.DESCULPA AI.

  • Santos
    29 Jul 2016 às 22:52

    Valoriza os servidores do Incra senador!

  • ROGER
    29 Jul 2016 às 12:11

    ESSE GOVERNO DE BOTECO JÁ DETONOU COM MDA E AGORA E VAI ACABAR DE VEZ COM AS CONQUISTAS DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO BRASIL. A FETAGRI MT TEM QUE SE MANIFESTAR DE MANEIRA MAIS CONCRETA REPUDIANDO AÇÕES QUE DETONEM AS CONQUISTAS DOS AGRICULTORES. COM RELAÇÃO AO MDA POR EXEMPLO NINGUÉM FOI EM DEFESA, SÓ LATIDOS AQUI OUTRO ALI E MAIS NADA....POR QUE ELE TOCA NO AGRONEGÓCIO ???? POR QUE É QUEM FINANCIA A PILANTRAGEM POLÍTICA DESSE PAIS... "O MAPA POR EXEMPLO É INTOCÁVEL".... DESDE QUANDO ENTROU ESSE GOVERNO ILEGÍTIMO SÓ FEZ ACABAR COM AS CONQUISTAS DAS MINORIAS DESSE PAÍS E PARTE DA POPULAÇÃO AINDA APLAUDE ESSA MARIONETE DO D.... QUE É ESSE GOVERNO TEMER...

Sitevip Internet