Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Regularização ambiental

Mato Grosso tem respaldo de Sarney Filho para apresentar necessidades de investimentos no SiCAR

Foto: GCOM-MT

Mato Grosso tem respaldo de Sarney Filho para apresentar necessidades de investimentos no SiCAR
Mato Grosso obteve do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, respaldo para apresentar documento com necessidade de investimentos para melhorias no Sistema de cadastro Ambiental Rural (SiCAR). A proposta é aprimorar o mais rápido possível o sistema federal para atender a demanda mato-grossense.

Sugestões foram apresentadas pelo vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, e sua equipe de gestão ao ministro Sarney Filho na manhã de quarta-feira, 22 de junho, durante reunião em Brasília (DF).

Leia mais:
Sema realiza evento com foco no combate ao desmatamento ilegal e às queimadas

Mato Grosso, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), possui 106 mil imóveis rurais inscritos no SiCAR, o que corresponde a uma área de 58,9 milhões de hectares. Tal área significa cerca de 81% da superfície cadastrável, sendo hoje a maior área do país. Apesar disso, o Estado apresenta um baixo percentual de análise de menos de 1% do total cadastrado.

Mato Grosso está na vanguarda do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), pontuou Fávaro, entretanto enfrenta inúmeras dificuldades para utilizar a ferramenta como instrumento de licenciamento e gestão ambiental.

Segundo o vice-governador e secretário de Meio Ambiente, a falta de recursos para investir no SiCAR, bem como a ausência de um termo de referência com o ministério, que possibilite inclusive elaborar um plano de trabalho com datas e cronograma para o atendimento às demandas, são os principais problemas enfrentados em Mato Grosso.

O ministro do Meio Ambiente destacou que o Ministério continua aberto e que Mato Grosso é uma prioridade. "Vou discutir os pormenores, os recursos, e vamos encontrar uma solução”.

Durante a reunião ficou acertada a elaboração de um documento formal por parte da equipe da Sema listando as necessidades do Estado. Outro ponto a ser levantado no documento são os custos para a implantação dessas melhorias, que incluem a manutenção e o desenvolvimento do sistema.

A expectativa é que o levantamento seja realizado em uma semana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet