Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política

Relações Exteriores

Integração com Mercosul e soluções para exportações são debatidas por Taques em Ministério

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Integração com Mercosul e soluções para exportações são debatidas por Taques em Ministério
O desenvolvimento de Mato Grosso, a integração com países do Mercosul e soluções para as exportações da região Centro-Oeste foram os principais pontos discutidos durante reunião do Governador Pedro Taques no Ministério das Relações Exteriores. Na ocasião, o chefe do Executivo mato-grossense defendeu o fomento para a Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur), bloco que reúne seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru), como um das alternativas para desenvolver a região.

A reunião no Ministério das Relações Exteriores ocorreu na noite de segunda-feira, 20 de junho, em Brasília (DF), logo após encontro dos 27 governadores com o presidente interino Michel Temer para discutir a dívida das unidades federativas.

O governador de Mato Grosso apresentou as potencialidades do Estado e a importância do projeto de interligação com o Pacífico. Segundo Taques, a interligação pode servir como rota para o escoamento de produtos da região Centro-Oeste, bem como proposta para fomentar o comércio inter-regional.

Leia mais:
Rede Carrefour firma parceria com Mato Grosso para a produção de carne bovina

“Mato Grosso produz muito, porém ainda tem um mercado consumidor relativamente pequeno. Somente nesta região central da América Latina, contamos com um potencial de 140 milhões de consumidores que ainda não são alcançados. Com a ligação com o Pacífico também diminuiremos a distancia com a China”, destacou Taques na reunião.

Taques apresentou, ainda, o trabalho de articulação que o Estado vem realizando com os países vizinhos, como é o caso da Caravana da Integração e a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon para voos diretos entre Mato Grosso e os países da América do Sul.

Outro ponto debatido foram os gargalos que impedem um melhor desenvolvimento da região, como é o caso da falta de asfalto entre os municípios de Cáceres e San Matías, na Bolívia.

O secretário Geral das Relações Exteriores, o embaixador Marcos Galvão, afirma que colocou o Ministério a disposição para ajudar nos trabalhos. Galvão destacou, ainda, que o Ministério já vinha conversando com Taques sobre o trabalho de integração que o Estado realiza.

“Desenvolver Mato Grosso e ao mesmo tempo fazer integração do Brasil com a Bolívia, via o Mato Grosso, faz todo o sentido do ponto de vista do desenvolvimento nacional e de nossa contribuição com o desenvolvimento da Bolívia e da região de fronteira que tem tantas dificuldades e tantos desafios”, declarou o secretário Geral das Relações Exteriores, o embaixador Marcos Galvão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet