Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Só 42% até agora

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina dia 31 de maio em MT

Foto: Chico Valdiner/GCom-MT

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina dia 31 de maio em MT
Termina no próximo dia 31 (terça-feira) deste mês a campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso. A estimativa é imunizar 12 milhões de cabeças de gado bovino e bubalino do estado. Nesta etapa é obrigatória a vacinação de todo o rebanho com até 24 meses de idade.

Leia mais:
Mato Grosso recebe status da OIE de zona livre da peste suína; anúncio reacende mercado

A comunicação da imunização dos animais deve ser feita até o dia 10 de junho, nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Para efetuar a comunicação, o produtor precisa apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da compra da vacina. Até terça-feira (24), 42% das propriedades já haviam comunicado a vacinação ao instituto.

A multa para quem deixar de imunizar o rebanho dentro do período da campanha é de 2,25 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Brucelose

A primeira etapa da campanha contra brucelose segue até 30 de junho. A vacinação precisa ser feita uma única vez nas fêmeas com idade de 3 a 8 meses. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, por exemplo: V6. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet