Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Notícias / Agricultura Familiar

Castanheira recebe tradicional torneio leiteiro e curso de derivados do leite

Da Redação - Wesley Santiago

23 Mai 2016 - 09:35

Foto: Reprodução

Castanheira recebe tradicional torneio leiteiro e curso de derivados do leite
Castanheira (779 km de Cuiabá) recebeu o 14º Torneio Leiteiro que contou com a participação de 25 animais, nas categorias vacas da raça holandesa, girolanda e outras. Na competição, a vaca Jataí, do produtor rural Alécio Gonçalves Rios, foi a campeã com produção de 40 litros de leite por dia, quebrando o recorde de produção no segundo ano consecutivo. A competição aconteceu duas vezes ao dia com a ordenha no período matutino e vespertino.

Leia mais:
Municípios propõem criação de fundo para industrializar produção primária de Mato Grosso

O torneio é uma tradição no município e reúne agricultores de várias comunidades. O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Weslley Thiago de Jesus, comenta que o objetivo do evento foi divulgar a atividade, novas tecnologias, identificar animais com potencial produtivo e auxiliar na expansão da bacia leiteira.

Segundo o técnico, a cidade possui um plantel de 18 mil vacas leiteiras e uma produção média de 4 litros de leite por dia. Com capacidade para industrializar 165 mil litros de leite/dia, o município possui dois laticínios e está beneficiando em torno de 49 mil litros de leite/dia. Em 2015 foram industrializados 16,5 milhões de litros de leite.

A Empaer estima que 30% dos agricultores familiares exercem a pecuária de leite como atividade econômica, com uma produção média diária de 70 litros de leite no período das chuvas e de 40 litros na seca.

Além disto, também foi realizado o curso de derivados de leite ministrado pela extensionista social, Conceição Santana Ribeiro. A finalidade do curso foi capacitar os agricultores na produção artesanal do queijo meia cura, queijo minas frescal, ricota, iogurte, doce de leite pastoso e em barra, licor de chocolate e outros.” A intenção do curso é estimular os agricultores que tem na pecuária leiteira sua principal fonte de renda. A produção, mesmo que artesanal, pode contribuir com a renda familiar”, esclarece Weslley.

O Torneio Leiteiro e o curso de derivados de leite foi realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Empaer e Sindicato Rural e contou com a participação dos extensionistas de Juína, Colniza e de Castanheira.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet